Processo de Criação de um robô pelo Núcleo de Robótica Pequi Mecânico-UFG

09 de Julho de 2014 G1 Goiás

ALUNO

Vídeo feito por estudante da UFG concorre a prêmio internacional

Gravação mostra processo de criação de alunos de engenharia em Goiás.

Material mais visto em site ganhará prêmio e viagem para a Colômbia.

Uma iniciativa do estudante de publicidade e propaganda Anderson Rafael Reis, da Universidade Federal de Goiás (UFG), pode levar um projeto de alunos de engenharia a ganhar destaque na comunidade científica internacional. Tudo porque ele fez um vídeo que mostra o processo de criação de um robô pelo Núcleo de Robótica Pequi Mecânico. O material já foi selecionado por uma plataforma que reúne projetos científicos de diversos países e poderá ser exibido pelo Canal Futura, parceiro da Rede Globo.

O vídeo feito por Anderson já está na plataforma "Árvore da Ciência" e o autor do material mais visualizado até o dia 11 de julho vai ganhar uma viagem para Bogotá, na Colômbia, para receber um prêmio. Além disso, terá o material exibido pelo Canal Futura. “Eu escolhi esse projeto dentre todos outros porque eu vi um espírito de união e de muita vontade de fazer”, destacou o jovem. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Na gravação feita por Anderson, é possível acompanhar a criação de um robô no Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, que tem inteligência artificial e consegue tomar decisões sozinho. Uma das funções em que ele poderia ser usado, por exemplo, seria em operações especiais para desarmar uma bomba.

Outro projeto mostrado teve grande repercussão entre os universitários. Ele consiste em um programa de computador que faz com que protótipos de jogadores determinem raciocínio e estratégias para vencer o jogo. O projeto tem até um campeonato nacional que seleciona os melhores times. “Essas competições são importantes, pois permitem que os engenheiros refinem suas habilidades, em aplicações mais limitadas, mas rúdicas, mas que poderão ser usadas para solução de problemas do dia a dia”, explicou o coordenador do Núcleo de Robótica do Pequi Mecânico, Marco Antônio Assfalk.

Anderson conta que as gravações foram divertidas, já que os estudantes de engenharia não tinham nenhuma intimidade com as câmeras. “A gente teve que gravar algumas vezes, cortar na edição, mas eles foram muito bem”, relata.

O estudante Anderson Oliveira Souza, um dos personagens do vídeo, conta que precisou regravar suas falas algumas vezes. “Meu texto era relativamente longo, então tive que repetir umas 15 a 20 vezes”, relata.

Já o presidente do Núcleo de Robótica do Pequi Mecânico, Kleber Macedo Cabral, conta que estar em frente às câmeras é um grande desafio para os futuros engenheiros. “Ás vezes eu via o colega falando uma frase tão simples, de algo que a gente vive no dia a dia,  e era difícil falar para a câmera”, diz.

Para o estudante Lucas Assis, o vídeo feito por Anderson é importante para mostrar que conviver com robôs pode ser uma realidade em breve. “Pode ser que o futuro que as pessoas imaginam pode ser agora”, afirmou.