Suingue Cubano

15 de Julho de 2014 O Popular

Suingue Cubano

Com uma música que mistura ritmos tipicamente brasileiros e caribenhos, a cantora cubana Yusa (foto) é a atração de hoje da série La Bomba Latina.

A cantora cubana Yusa se apresenta hoje, às 20 horas, no Centro Cultural UFG, em mais uma edição da série La Bomba Latina, projeto que é realizado desde 2010 na capital. Adepta de uma mistura que leva ingredientes do rock, jazz e sonoridades brasileiras, com ritmos caribenhos, como rumba e trova, ela traz pela primeira vez sua musicalidade a Goiânia. A entrada é franca.

O evento é organizado pela Fósforo Cultural e tem patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes). No repertório do show, a cantora, compositora e multi-instrumentista, que roda o Brasil desde 2007, faz uma retrospectiva de sua carreira, que conta com cinco discos gravados: Yusa (2002), Breathe (2004), Haiku (2008), Vivo (2010) e Libro de Cabecera (2012), que traz composições de Gilberto Gil, além de outros nomes.

A primeira parceria da cubana com a música brasileira foi em 2002. A convite do cantor pernambucano Lenine e ao lado do compositor e produtor argentino Ramiro Mussotto, que morreu em 2009, eles formaram o trio Planetário e gravaram o CD e DVD InCité, em Paris, na França, lançado dois anos depois. O trabalho foi elogiado pela crítica especializada dos Estados Unidos e Europa.

A cubana, que é nascida em Habana del Este, também participou do encerramento do 15º Jogos Panamericanos realizado no Rio de Janeiro em 2007, quando dividiu o palco com Jorge Drexler, Paulinho Moska, Lenine e Ramiro Musotto. Ela também, por duas vezes, foi uma das atrações da Virada Cultural de São Paulo – em 2011 e no ano passado.

Trajetória

Na carreira, Yusa começou a tocar guitarra ainda muito jovem, incentivada pelo seu pai, que era um marinheiro. Também teve aulas de piano, baixo e violão clássico. É a primeira mulher em Cuba formada em “tres cubano”, instrumento típico da música cubana rural. Fez parte de um quinteto de jazz formado por mulheres.

O projeto solo começou no final dos anos 90 com apresentações em bares e casas noturnas de Havana. Em 2001, começou a trabalhar em seu álbum de estreia. Logo em seguida, em 2002, lançou seu o CD Yusa. No ano seguinte, ganhou os prêmios BBC Radio 3 World Music Awards em duas categorias: Melhor Revelação e Melhor das Américas.

Show: Yusa, dentro da série La Bomba Latina

Data: Hoje, às 20 horas

Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

Entrada franca

Mais informações: 3209-6251

 

Fonte: O Popular

Categorias: clipping