MAC e CCON abrem no sábado Reconhecimento de Padrões

20 de julho de 2014

 

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) e o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) inauguram no sábado, dia 19, a partir das 17 horas,  Reconhecimento de Padrões, exposição inédita composta por uma vídeo instalação interativa em doze canais de vídeo e cinco de áudio, e um conjunto de imagens digitais do artista multidisciplinar Fernando Velázquez, com curadoria de Gilmar Camilo. Para a abertura, o artista uruguaio radicado em São Paulo convidou o artista e pesquisador goiano Kleber Damaso para apresentar a performance Homem Cara de Tijolo, que acontece a partir das 18 horas. Durante a abertura, também será lançada a convocatória para o programa internacional de residências Trans Estéticas – Conexão Samambaia.

Em Reconhecimento de Padrões, Velázquez amplia a sua pesquisa no âmbito dos sistemas interativos e da experimentação com dispositivos alternativos de imagem em movimento com os quais comenta o fenômeno da crescente mediação da realidade imposta pelos dispositivos tecnológicos.

Na instalação interativa, o artista aponta para a complexa relação entre o ser humano, o ambiente e os sistemas digitais que atravessam e regem o mundo contemporâneo. Repetição e diferença, sincronicidade e aleatoriedade, são alguns dos recursos que utiliza para editar as imagens de natureza captadas, hora desde o ar através de um drone (perspectiva da máquina), hora desde o chão (matriz da perspectiva humana).

A circulação do visitante na sala interfere na paisagem projetada em 12 planos introduzindo ruído no circuito, as imagens se aceleram ao contaminar-se da presença humana reconfigurando temporariamente o espaço.

Parceria

A exposição e o conjunto de outras ações programadas no MAC marcam o início da parceria entre o MAC Goiás e o Conexão Samambaia, Projeto de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Dentre essas ações, estão previstos jogos e outras atividades educativas com crianças e adolescentes, que serão realizadas no decorrer da exposição e monitoradas por alunos dos Cursos de Direção de Arte e Artes Cênicas da UFG.

O Projeto Conexão Samambaia está em sua terceira edição, é contemplado pela Lei Goyazes de Incentivo à Cultura, gerida pela Secult Goiás, sob coordenação de Kleber Damaso, produção de Guilherme Wohlgemuth e Barroca. O Projeto aposta no trânsito e na duração do encontro entre artistas como potencializadores da experimentação e transformação de linguagens contemporâneas de arte. E que se afirma como um espaço de reflexão sobre as interfaces de arte, natureza e tecnologia.

Para compor o coletivo de artistas que integrarão a residência em colaboração com Fernando Velazquez, o projeto irá receber entre os meses de setembro e outubro de 2014 o grupo alemão Transforma, residente em Berlim, que trabalha com colisão de imagem e som em performances multimídias, a bailarina e coreógrafa brasileira Sônia Mota, residente em Colônia, o também uruguaio Francisco Lapetina e os artistas locais Juliano Moraes, Fabiola Morais, Benedito Ferreira, Paulo Guicheney e o Grupo Impact(o) de percussão espacializada.

A convocatória para o programa internacional de residências Trans Estéticas – Conexão Samambaia que será lançada durante a abertura da exposição de Velázquez é destinada para bailarinos, atores e performers que, sob coordenação da bailarina e coreógrafa Sônia Mota desenvolverão um estudo coreográfico durante a residência da artista convidada na cidade de Goiânia. A convocatória ficará aberta de 19 a 15 de agosto.

A exposição Reconhecimento de Padrões fica em cartaz do dia 20, domingo, até 17 de agosto, na Galeria Cleber Gouvêa do MAC, de terça a domingo, das 10 às 16 horas.

Mais informações: (62) : 3201.4918 e 3201.4923

Fonte: Goiás Agora

Categorias: clipping