Pianista Nelson Freire se apresenta em Goiânia nesta noite

21 de Julho de 2014 Jornal O Hoje

Nelson Freire

Reconhecido nacional e internacionalmente, Nelson Freire se apresenta nesta noite, às 20h30, no Teatro Goiânia. O concerto é uma realização da Universidade Federal de Goiás (UFG), com direção artística de Ana Flávia Frazão e coordenação geral de Gyovana Carneiro. No programa, obras de Bethoven, S. Rachmaninov e R. Schumann.

Nelson Freire é um dos mais aclamados pianistas da atualidade. Nascido no Brasil, iniciou seus estudos de piano aos 3 anos de idade, sob orientação de Nise Obino e Lúcia Branco. Fez o primeiro concerto público aos 5 anos, tocando Mozart. Em 1957, aos 12 anos, após conquistar o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, o músico foi presenteado com uma bolsa de estudos do governo brasileiro para estudar em Viena (Áustria). Aos 19 anos, Nelson ganhou o primeiro prêmio em Lisboa.

A carreira internacional do músico começou em 1959, com recitais e concertos nas cidades mais importantes da Europa, dos Estados Unidos, da América do Sul, da América Central, do Japão e de Israel. Em 2002, foi nomeado o Solista do Ano, pela French Victoire de La Musique. Em 2005, recebeu o Prêmio Honorário especial pela sua carreira.

O pianista traz, em seu currículo, apresentações em mais de 50 países, nas cidades mais importantes dos cinco continentes, atuações ao lado de renomados regentes e uma considerável discografia, além de significativas premiações.

O músico também é destaque no cinema. Em 2003, João Moreira Salles realizou um documentário, denominado Nelson Freire, que rendeu o Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Som.

Serviço:

Concerto com Nelson Freire
Data: Hoje (21 de julho)
Horário: 20h30
Local: Teatro Goiânia – Rua 23 com Avenida Tocantins e Anhanguera nº 252 – Centro
Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)

Fonte: Jornal O Hoje

Categorias: clipping