Fernando Velásquez abre exposição Reconhecimento de Padrões neste sábado

Fernando Velásquez

Mostra fica em Goiânia até 17/8

Goiânia
- O artista uruguaio radicado em São Paulo, Fernando Velásquez, abre no próximo sábado (19), no Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a mostra Reconhecimento de Padrões, formada por vídeo instalação interativa com 12 canais de vídeo e cinco de áudio. Um conjunto de imagens digitais completa a mostra, que tem curadoria de Gilmar Camilo.

A exposição fica aberta ao público do dia 20 de julho a 17 de agosto, na Galeria Cleber Gouvêa do Museu de Arte Contemporânea de Goiás, de terça a domingo, das 10 às 16 horas.

O artista e pesquisador goiano Kleber Damaso foi convidado por Fernando para fazer a performance Homem Cara de Tijolo, na abertura da exposição, a partir das 18 horas.

Na instalação interativa, o artista aponta para a relação entre o ser humano, o ambiente e os sistemas digitais que atravessam e regem o mundo contemporâneo. Repetição e diferença, sincronicidade e aleatoriedade, são alguns dos recursos que utiliza para editar as imagens de natureza captadas, hora desde o ar através de um drone (perspectiva da máquina), hora desde o chão (matriz da perspectiva humana).

Já o conjunto de imagens impressas se comporta como documentos que se configuram entre o estético e o científico. Transparecem a busca de padrões, sem evidenciar claramente uma estrutura.

A exposição de Fernando Velásquez marca o início da parceria entre o Museu de Arte Contemporânea de Goiás e o Conexão Samambaia, projeto de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Dentre essas ações, estão previstos jogos e outras atividades educativas com crianças e adolescentes, que serão realizadas no decorrer da exposição e monitoradas por alunos dos Cursos de Direção de Arte e Artes Cênicas da UFG.

Serviço:
Exposição Reconhecimento de Padrões
ABERTURA: 19 de julho a partir das 17 horas
PERÍODO DA EXPOSIÇÃO: 20 de julho a 17 de agosto de 2014
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: de terça a domingo, das 10hs às 16hs.
Agendamento para visitas guiadas pelos telefones: 3201.4918 e 3201.4923
LOCAL: Galeria Cleber Gouvêa - Museu de Arte Contemporânea de Goiás - Centro Cultural Oscar Niemeyer
ENDEREÇO: Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia-Goiás.
CONTATO:
Museu de Arte Contemporânea de Goiás: (62) 3201-4918