Estudantes também temem concorrência com novas vagas

A abertura dos cursos de Medicina em diferentes municípios goianos tem levado momentos de incerteza e apreensão aos jovens que concluíram ou estão prestes a concluir a tão sonhada graduação. Eles alegam que a disponibilidade de vagas em unidades e instituições médicas não tem acompanhado a oferta cada vez mais crescente de profissionais que saem das universidades, institutos e faculdades de medicina.

Na avaliação do médico residente Dário de Souza Rezende Júnior, de 29 anos, o mercado de trabalho para o médico é limitado. Formado pela Universidade Federal de Goiás no final de 2012, o jovem faz residência médica em cirurgia-geral na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Na tentativa de aperfeiçoar o aprendizado, ele também faz estágio em urgência no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). No próximo ano, pensa em prestar nova seleção para residência médica em Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica ou Urologia.

“Hoje a concorrência é muito grande. Além dos colegas que se formaram na UFG, na PUC e na Unievangélica, há também as pessoas que fizeram graduação no Tocantins e no Distrito Federal e que vêm para Goiânia”, sintetiza Dário Rezende Júnior. Ele relata que a saturação do mercado de trabalho pode ser aferida nos Centros de Assistência Integral à Saúde, os Cais. Antes, conforme diz, havia vagas sobrando nestas unidades de saúde. Hoje, enfatiza, há disputa por plantões nos Cais.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping