Cremego reclama de fiscalização

26 de julho de 2014

Em Goiás, a política de expansão das escolas de medicina - que faz parte do programa Mais Médicos - resultou na criação de dois cursos, um em Aparecida de Goiânia, pela Universidade de Rio Verde, (UniRV) e um em Jataí, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ambos terão início neste próximo semestre.

Eles vêm se somar aos quatro já existentes em Goiás: dois em Goiânia, da UFG e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), um em Anápolis, da Uni evangélica, e o de Rio Verde, da UniRV. De acordo com o presidente da entidade da entidade, Erso Guimarães, outros dois estão para ser criados, um em Mineiros e outro em Aparecida de Goiânia pela Faculdade Alfredo Nasser. Eles não constam na página do MEC.

De acordo com a carta do Cremego, “muitos cursos estão sendo abertos sem as mínimas condições de oferecer uma boa formação aos futuros médicos”. O presidente diz que a entidade quis apenas alertar os pais e alunos sobre a qualidade das escolas de medicina.

“Já que os conselhos não têm voz nem voto na criação de cursos de medicina e nem pode fiscaliza-los.” Cabe o MEC e Ministério da Saúde. Ele cita como exemplo o curso de medicina da UFG de Goiânia, que aumentou as vagas em 50% sem ampliar o corpo docente. “Quem pode dizer que a qualidade está garantida?”, questiona.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping