Sonhos revisitados pelo cinema

Repórter: Rute Guedes

Versão PDF

Sonhos revisitados pelo cinema

O crítico e curador de cinema Rodrigo Cássio lança hoje, no Lumière Bougainville, às 18h30, o livro Filmes do Brasil Secreto, evento que será seguido de uma sessão do filme O Príncipe. Após a exibição do longa-metragem, às 19h30, o autor e o diretor do longa-metragem, Ugo Giorgetti, participam de debate com mediação de Lisandro Nogueira, diretor da Cinemateca Brasileira. A entrada é gratuita.

Filmes do Brasil Secreto é baseado na dissertação de mestrado de Rodrigo Cássio, realizada em 2010 na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. No estudo, o autor pesquisou os aspectos ideológicos do cinema brasileiro, em particular contrapondo as inquietações da geração do cinema novo com as da geração atual, em particular do cinema da virada do século.

O título da obra é inspirado no filme O Príncipe que, ao lado deCronicamente Inviável, de Sérgio Biancchi, ambos da chamada fase de retomada do cinema brasileiro, forma o eixo principal da dissertação do autor. Em O Príncipe, longa de 2002 que será tema do debate de hoje, um intelectual passa anos fora do País e retorna para São Paulo, por causa de um sobrinho doente. Com essa volta, o personagem Gustavo, vivido por Eduardo Tornaghi, acaba fazendo um balanço dos sonhos e projetos de sua geração para o País ao reencontrar antigos amigos e a ex-namorada.

Em Cronicamente Inviável, seis personagens representam lados diversos da sociedade brasileira atual, entre eles um antropólogo, que faz as vezes de narrador. “Em comum os dois filmes têm personagens intelectuais, ativos na sociedade, que fazem um esforço de esforço e buscam apreender o Brasil em sua totalidade”, avalia Rodrigo. “Em O Príncipe há um balanço movido pela melancolia e em Cronicamente Inviável, o tom é bem mais ácido, mas ambos trazem situações em que o discurso sobre ideologia pensado por sua geração revela-se um engano”, diz o autor.

Os dois filmes, apesar de extremamente contemporâneos, dialogam com a fase final do cinema novo, diz Rodrigo, citando como exemplo o clássico Terra em Transe, de Glauber Rocha, lançado em 1967. “As ideias que o Glauber lançou no início do Cinema Novo são repensadas em Terra em Transe, quando o cineasta se coloca em cena avaliando criticamente o próprio projeto de País defendido antes”, destaca o pesquisador. Jacques Aumont, Ismail Xavier e Jean-Claude Bernardet estão entre os principais teóricos que guiaram sua tese.

Filmes do Brasil Secreto integra a Coleção Prumo, da Editora UFG, dedicado à publicação de obras acadêmicas, mas que possam servir de introdução a determinados temas também para o público em geral. “Para o livro, revisei vários aspectos da dissertação, mas não mudei sua essência, que é acadêmica. Procurei tornar a obra acessível dentro dessa perspectiva”, explica Rodrigo Cássio, que vai defender sua tese de doutorado na semana que vem, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Além da pesquisa sobre cinema, o autor também tem atuado como jurado e curador de mostras e festivais de cinema. O livro, que custa R$ 20, estará à venda no saguão do Lumière Bougainville, no terceiro piso do Shopping Bougainville. No site www.rodrigocassio.com, há um link para a compra da obra.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping