Brasilidade: Pesquisador cria exame de sangue mais rápido e barato que os tradicionais

Data: 07/10/2014

Veículo: Planeta Osasco

Link direto: http://www.planetaosasco.com/acontece/48608-brasilidade-pesquisador-cria-exame-de-sangue-mais-rapido-e-barato-que-os-tradicionais

O pesquisador Wendell Coltro está criando, na Universidade Federal de Goiás (UFG), um novo tipo de exame de sangue e urina que pode mudar o dia a dia de milhares de pessoas. O teste pesquisado pelo professor é mais rápido e custa menos que R$ 1. Com base em materiais baratos como papel e um carimbo de metal, Wendell criou um exame com alta confiabilidade que pode detectar até a Dengue. Pela pesquisa, ele recebeu diversos prêmios e foi considerado um dos dez brasileiros mais inovadores pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

“Uma das grandes vantagens, sem dúvidas, é o tempo de análise. Dependendo do ensaio, a rapidez pode ser interessante para auxiliar o médico ou uma equipe médica a tomar uma decisão de intervenção cirúrgica ou mudança em um tratamento específico. Por exemplo, nas unidades médicas móveis um kit contendo esses produtos poderia ser rapidamente utilizado para acessar o estado clínico do paciente no caminho até o hospital”, diz Wendell.

Categorias: clipping