Vozes afinadas para Goiânia

Data: 08/10/2014

Veículo: Diário da Manhã

Link Direto: http://www.dm.com.br/texto/193442

Em comemoração ao aniversário da Capital, quatro corais se reúnem, hoje, na Igreja Nossa Senhora Rosa Mística

Dentro da programação da 2ª edição do Goiânia Em Canto – Encontro de Corais, projeto realizado pelo Centro Livre de Artes (CLA), diversas vozes irão ecoar da Igreja Nossa Senhora Rosa Mística. A partir das 20h, quatro corais de câmara têm apresentação marcada no local. As performances integram a programação de aniversário de 81 anos da Capital.

A noite terá a participação do Coro Adulto do CLA - Coro de Câmara do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG) e Coro de Câmara do CLA. Os interessados poderão apreciar o espetáculo de vozes gratuitamente.

O evento terá ainda participação dos professores Rogério Menezes, no contrabaixo, e Randal Cordeiro, na percussão. No programa peças de Charles Gounoud, Samuel Sebastiaqn Wesley, Eric Whitacre, Morten Lauridsen e Keith Hampton.

O projeto

O Goiânia Em Canto é um projeto idealizado pela coordenadora de música do CLA, Alessandra de Almeida, e tem o apoio da Secretaria de Cultura. A intenção é promover um encontro entre os 12 principais corais goianos com sob regência dos maestros Edson Marques, Ângelo Dias, Vinícius Carneiro, entre outros.

Nos espetáculos e performances, os grupos apresentam um repertório variado que vai do popular ao erudito. Assim sendo o programa contempla músicas nacionais e internacionais, mesclando várias linguagens artísticas, com o objetivo de desenvolver a apreciação crítico-cultural do público.

As atividades do evento começou no dia 2 de outubro com apresentações do Trio MPB, no Instituto Federal de Goiás (IFG). Da abertura participaram também o Coro Canto da Vida, da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG); Coro Raio de Sol, com senhoras da terceira idade do CLA; Coro Vozes e Cores, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás; Coro de Câmara do IFG e Coro Cênico Ciranda da Arte.

A programação se encerra na próxima terça-feira (14), com uma performance grandiosa. Na ocasião se reunirão cerca de 200 cantores no palco do Teatro do CEP Basileu França a partir das 20h, quantidade inédita em Goiânia, segundo a coordenadora do CLA, Alessandra de Almeida.

Os cantores serão acompanhados ainda pela Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás, na execução da Missa do Orfanato, de Wolfgang Amadeus Mozart. Exclusivamente neste dia, os ingressos terão custo de R$ 5.

Para a coordenadora da divisão de música do CLA e idealizadora do projeto, Alessandra de Almeida e Souza, esta reunião de representativos coros da capital foi um dos benefícios do projeto. “O Goiânia Encontro permitiu essa troca de experiência entre os músicos e quem ganha com isso é o público, que poderá prestigiar belíssimas apresentações”, disse a coordenadora.

Hoje, às 20h

Goiânia Em Canto - Encontro de Corais

Horário: às 20h

Onde: Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística (Avenida T-10 com T-11, Setor Bueno)