Jogos da vida real

Link direto: http://www.dm.com.br/texto/194584--jogos-da-vida-real

Versão PDF

Repórter: Rariana Pinheiro

Miguel Jorge lança, hoje, livro que reúne poemas críticos e contestadores, que expressam de forma literal seu descontentamento sobre o mundo moderno

Um caleidoscópio poético sobre os temas contemporâneos que perturbam a mente inquieta do escritor Miguel Jorge. Pode ser resumida assim a nova obra literária do autor, intitulada As Sete Regras do Jogo (Ed. Kelps). O livro será lançado hoje, em noite de autógrafos às 19h30, no Estúdio Marc Zap, piso 3, no Shopping Bougainville, com direito a recitais do Grupo Kadóz de Poesia.

O escritor, que é ocupante da cadeira nº 18, da Academia Goiana de Letras (AGL) desde 1933, traz em sua mais recente empreitada literária a compilação de onze livros autônomos, dentro de As Sete Regas do Jogo, que tratam de assuntos como futebol, política, violência e preservação do meio ambiente de forma irônica afiada e até transgressora.

“Falo das celas da prisão, mas de forma visionária, com reflexão. Pois estamos todos encarcerados em leis e regras, religiões. Existe o questionamento sobre a revolta do homem contra a natureza. Não existe mais Cerrado, por exemplo, ele virou pasto. Como preço temos este terrível calor, a falta de água”, explica o autor, sobre as temáticas do livro.

Porém, os livros são interligados por um eixo central, que inspira toda obra e as competições, sejam elas esportivas ou não. Amplamente influenciado pela Copa do Mundo no Brasil, Miguel Jorge vagueia e filosofa sobre jogos de interesse, de poder, comerciais, policiais. “São jogos de armar e de amar. Falo da Copa, da cópula e da cúpula”, explica.

Dentro deste universo beirando o apocalipse, o poeta encontrou espaço ainda para o amor. No livro A Banhista, ele se derrete de paixão perturbadora, com versos, como: “Ela se vai e meus olhos a trazem de volta. A banhista, sem saber do profundo mal que causou-me. Sofro de insônia passada das três. Nem Freud ajudou-me a cruzar as fronteiras do sono”.

Sobre os diversos e amplos assuntos que ilustram As Sete Regas do Jogo, Miguel Jorge se explica: “O mundo está precisando de amor, amizade, ternura e poesia. Se as pessoas lessem a vida ficaria mais leve. Não seria um mundo tão pesado. Trago uma proposta poética de melhora”.

Versátil

Miguel Jorge tem sua vida voltada à cultura. Como escritor, possui obra numerosa e variada, que já transitou por vários gêneros, além da poesia, tais como: romance, conto e novela. Seu mérito literário vem sendo atestado em sucessivas premiações, a exemplo do Prêmio ABCA, em 1982 para o romance Veias e Vinhos.

Esta obra serviu ainda de inspiração para a montagem de um filme homônimo, dirigido por João Batista de Andrade, que teve no elenco nomes como: Leonardo Vieira, Simone Spolladore e Eva Wilma. Outro destaques no mundo do audiovisual é o roteiro do curta-metragem do Watáu, que recebeu o Prêmio de Incentivo Cultural do Ministério da Cultura, e foi filmado às margens do Rio Araguaia, sob a direção de Débora Torres.

Biografia

Nasceu na cidade de Campo Grande (MS) e ainda criança mudou-se para Inhumas (GO), com seus pais comerciantes, onde cursou o primário, no Grupo Escolar 19 de Março. Fez o ginásio em Goiânia, no Ateneu Dom Bosco, e terminou o científico no colégio Marconi, em Belo Horizonte (MG).

É formado em Farmácia e Bioquímica, Direito e Letras Vernáculas. Lecionou ainda Farmacotécnica na Faculdade de Farmácia da UFG e Literatura Brasileira no Departamento de Letras da Universidade Católica de Goiás.

Foi um dos fundadores do Grupo de Escritores Novos (GEN) e seu presidente por duas vezes. Presidiu por duas vezes a União de Escritores Brasileiros – seção de Goiás (UBE-GO). Dirigiu também, por duas vezes, o Conselho Estadual de Cultura.

Livros publicados

Antes do Túnel (l967)

Texto e Corpo (l969)

Antologia do Conto Goiano (l969).

Couto de Magalhães: A vida de um Homem (,l970) Antologia do Novo conto (l972) O Visitante e Os Angélicos (l974) Os Frutos do Rio (l974) contos, poesia, romance, novela infanto-juvenil

Caixote (l975)

Avarmas (l978)

Inhumas: Nossa Cidade (l978)