Tom Maior apresenta duo de piano e clarinete no Centro Cultural da USP

Data: 25 de outubro de 2014

Fonte/Veículo: G1 São Carlos e Araraquara

Link direto da notícia: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/10/tom-maior-apresenta-duo-de-piano-e-clarinete-no-centro-cultural-da-usp-sao-carlos.html

Evento faz parte da comemoração dos 25 anos do Centro em São Carlos.

Músicos Fred Cavalcante e Alessandro Silva se apresentaram no dia 25.

Do G1 São Carlos e Araraquara

USP traz dueto com Fred Cavalcante e Alessandro Silva (Foto: Fred Cavalcante/ Arquivo Pessoal)

O projeto "Tom Maior", do Centro Cultural da Universidade de São Paulo em São Carlos (SP) promoverá o duo de piano e clarinete com os músicos Fred Cavalcante e Alessandro Silva neste sábado (25) às 19h, no auditório da universidade. O evento faz parte da comemoração dos 25 anos do Centro Cultural.

O repertório contará com as músicas: Palhaço de Egberto Gismonti, Todo Sentimento de Cristóvão Bastos e Chico Buarque, Amanhecer de Fred Siqueira Cavalcante, Titubeando de Fred Siqueira Cavalcante, Samambaia de Cesar Camargo Mariano, Joana Francesa de Chico Buarque de Holanda, Um Chorinho pra Você de Severino Araujo e outras.

Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Cavalcante é formado no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde é professor no curso de Licenciatura em Música desde 2006. O músico atuou em gravações e shows em diversas cidades, como instrumentista, produtor e arranjador.

Algumas das composições de Cavalcante foram interpretadas por combos de jazz estadunidenses e pela Latin American Music Ensemble da Indiana University School of Music e constam de trilhas sonoras de filmes, como o curta Sentidos produzido em 2011 na UFSCar. O músico é integrante do grupo Hamilton e Seus Estados e colabora em projetos educacionais e culturais com os artistas Alessandro Silva, Fernando Galizia e Hamilton Silveira.

Já Alessandro Silva é Bacharel em Música com habilitação em Clarinete pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é docente efetivo do Curso Presencial de Licenciatura em Música, com habilitação em Educação Musical, na UFSCar.

Silva possui experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos temas performance, clarinete, sax, orquestra, música, educação musical e ensino coletivo de sopros. Ele desenvolve também parcerias com os pianistas Fred Cavalcante e Jane Borges atuando em recitais didáticos vinculados à projetos de extensão da UFSCar.

Tom Maior apresenta duo de piano e clarinete
Quando: sábado (25) às 19h
Onde: Cento Cultural da USP na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Quanto: Gratuito
Mais informações: (16) 3373-9106 e 3373-8027