Professora goiana vence prêmio nacional para mulheres cientistas e concorre ao internacional

Data: 27 de outubro de 2014

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/texto/195468-professora-goiana-vence-premio-nacional-para-mulheres-cientistas-e-concorre-ao-internacional

DIÁRIO DA MANHÃ

DA REDAÇÃO

No último dia 21, foram premiadas sete cientistas do programa “Para mulheres na ciência”, realizado no Copacabana Palace. O programa é uma iniciativa de uma empresa em parceria com Unesco e Academia Brasileira de Ciências. Dentre as vencedoras está a professora, doutora em Química Medicinal, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Carolina Horta Andrade. A jovem cientista teve seu projeto reconhecido e premiado entre os mais de 300 que foram inscritos.

Há quatro anos, Carolina iniciou a pesquisa científica intitulada “Busca e planejamento de novos candidatos a fármacos (princípios ativos) para a leishmaniose”. A ideia é descobrir novos medicamentos de baixo custo para a população e eficazes para o tratamento da doença, que acomete atualmente cerca de 12 milhões de pessoas em todo o mundo e é responsável pelo surgimento de dois milhões de novos casos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a cientista, a leishmaniose é um mal negligenciado pela indústria farmacêutica. “Trata-se de um grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil e que causa um elevado número de mortes por ano. O atual tratamento não é eficaz, pois os medicamentos utilizados pelo mercado foram desenvolvidos há 50 anos e são muito tóxicos, causam efeitos colaterais nos pacientes”, afirma.

O projeto de Carolina Horta também foi o escolhido para representar o Brasil  no prêmio International Rising Talent. Esse programa foi lançado para trazer maior conexão entre os programas regionais e o internacional, realizado na França. O objetivo é impulsionar o percurso de excelência de jovens e promissoras cientistas até se tornarem pesquisadoras internacionalmente reconhecidas. Serão eleitas 15 cientistas por ano, de cinco regiões do mundo, para receber uma bolsa de 15 mil euros. Em março, durante o evento de premiação do For Women In Science internacional, em Paris, serão conhecidos os nomes das vencedoras.

Fonte: Diário da Manhã

Categorias: clipping