Encontro discute gestão, arquivo e acesso a documentos públicos

Data: 29 de outubro de 2014

Fonte/Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/encontro-discute-gestao-arquivo-e-acesso-a-documentos-publicos-em-goias/#sthash.22Vz827r.dpuf

Data de publicação: 29 de outubro de 2014 - 8:46

Começa nesta quarta-feira, dia 29, às 14 horas, o 1º Encontro sobre Arquivos de Goiás, organizado pela Associação de Arquivologia do Estado de Goiás em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por intermédio do Centro de Informação, Documentação e Arquivo. O evento prossegue até sexta-feira, dia 31. A Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) marcará presença no evento com participação da superintendente de Transparência Pública, Maria D’Abadia de Oliveira Borges Brandão, na mesa-redonda sobre Lei de Acesso à Informação: Direito do Cidadão, Dever do Estado, marcada para quinta-feira, dia 30, a partir das 10h30. As atividades do encontro serão desenvolvidas no auditório do Centro de Aulas D da UFG, na Praça Universitária, em Goiânia.

O encontro tem como objetivo discutir questões relevantes e formular propostas sobre gestão, preservação e acesso a documentos públicos, considerando principalmente o que estabelecem as leis Federal e Estadual de Acesso à Informação. No caso da normativa estadual, as seções IV e V definem critérios para documentação, classificação, disponibilização das informações, arquivo e preservação de documentos, incluindo aspectos como classificação e sua gestão. Durante os debates deverão ser formuladas propostas concretas para o efetivo cumprimento dos dispositivos legais que tratam da produção, classificação, avaliação, tramitação, uso, arquivamento, reprodução e gestão dos arquivos públicos e acesso às informações pela sociedade.

A programação do encontro é ampla, com palestras, mesas-redondas, discussões e formulação de propostas. A abertura será nesta quarta, dia 29, às 14 horas, seguida de palestra sobre Preservação e Acesso aos Documentos PúblicosDireito ao Patrimônio Arquivista; na sequência, outra palestra sobre A Gestão de Documentos: Mecanismos para Preservação e Acesso. Na quinta-feira, haverá a realização de mesas-redondas sobre A Legislação Arquivística do Estado de Goiás (que inclui debate sobre a LAI) e Atuação dos Profissionais de Arquivo. O encontro termina na sexta, no período da manhã, com a mesa-redonda A Formação dos Arquivos Públicos, seguida de debates e formulação de propostas de ações para o Estado de Goiás.

Fonte: Portal Goiás Agora

Categorias: clipping