Catadores de materiais recicláveis têm acesso à biblioteca construída pela UFG

Data da notícia: 30/10/2017
Fonte/Veículo: O Hoje
Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cidades/n/139511/t/catadores-de-materiais-reciclaveis-tem-acesso-a-biblioteca-construida-pela-ufg

Acervo adquirido está em fase de tratamento técnico na UFG, para catalogação, e conta com títulos com linguagem acessível aos moradores da comunidade

Um projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG) é responsável pela construção de uma biblioteca na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso (Acop), localizada no setor Albino Boaventura, região Noroeste de Goiânia. O local foi idealizado para ser construído com os catadores e não apenas para eles, ou seja, partindo da realidade histórico-cultural do usuário, por meio de trocas de experiências e saberes.

Além de promover a leitura, a Bibliocriativa, como é chamada, tem ações de inclusão digital e programa de alfabetização para jovens e adultos. O acervo adquirido está em fase de tratamento técnico na UFG, para catalogação, e conta com títulos com linguagem acessível aos moradores da comunidade, incluindo obras clássicas adaptadas para quadrinhos e diversos livros sobre reciclagem.

Segundo a professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Geisa Muller, idealizadora do projeto, a escolha dos livros levou em consideração a ideia de que é a partir de leituras mais simples que os sujeitos exploram outras, mais densas e profundas.

Projeto

A Bibliocriativa surgiu a partir de uma pesquisa de Geisa Muller, em parceria com a Incubadora Social da UFG, e com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. Atualmente, as professoras da UFG, Suely Henrique, Andréa Pereira dos Santos, Laura Vilela e Dinorá Gomes, também estão envolvidas no trabalho.

Apesar da infraestrutura da biblioteca ainda não estar totalmente concluída, com previsão de término até o início de 2018, diversas atividades já estão ocorrendo. O grupo alugou uma sala de aula em frente à cooperativa para a realização de oficinas de inclusão digital e para as aulas da turma de alfabetização.

Foto: Geisa Muller