José Vitti avalia que Projeto Politizar aproxima Assembleia Legislativa do ambiente acadêmico de Goiás

Data: 03 de Novembro de 2017
Fonte/Veículo: Diário do Congresso
Link direto da notícia: http://diariodocongresso.com.br/novo/jose-vitti-avalia-que-projeto-politizar-aproxima-assembleia-legislativa-do-ambiente-academico-de-goias/

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, avalia que o projeto Politizar vai permitir a aproximação da prática parlamentar ao ambiente acadêmico por meio da simulação do processo legislativo brasileiro adotado na Casa. O projeto será iniciado na próxima semana, entre os dias 07 e 11 de novembro em uma parceria do Parlamento e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudantes acadêmicos de diversas universidades do Estado estão inscritos para participar do projeto.

Iniciado em 2013 e retomado em 2017 na gestão do presidente José Vitti (PSDB), o Politizar simula o cotidiano parlamentar da Casa, no qual os acadêmicos atuam como deputados estaduais (41 vagas), assessores de deputados (41 vagas) e jornalistas (5 vagas). A partir de treinamentos e simulações de sessões legislativas, os universitários têm acesso a conhecimentos e rotinas do Poder Legislativo, contribuindo para o entendimento de suas funções e representatividade.

“Esse é mais um projeto que aproxima os cidadãos da Casa do Povo, além de um exercício de cidadania e aprendizado para esses jovens, que diretamente também estarão contribuindo com o Parlamento, fazendo sugestões de projetos e debatendo assuntos que merecem discussão em nossa Casa de Leis”, avaliou.

Os 41 estudantes que simularão as funções dos parlamentares da Alego serão divididos nos seguintes partidos: PSDB (11), PMDB (10), PT (6), PTB (6), DEM (4), PCdoB (3). As siglas foram escolhidas com o objetivo de se manter a fidelidade e representatividade ideológica na simulação, levando-se em conta a diversidade entre os perfis ideológicos de esquerda, centro e direita.

Planejamento

Há pouco menos de três meses, a Assembleia Legislativa, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), deu início a mais um projeto Politizar, com o planejamento das ações que serão desenvolvidas nos cinco dias de atividades.

A abertura e posse simbólica dos parlamentares será feita no dia 7 de novembro, às 19h30, no Auditório Lauro de Vasconcelos, localizado na Faculdade de História da UFG. Já do dia 8 em diante, os participantes passarão a realizar as atividades previstas nas dependências do Legislativo goiano, no Palácio Alfredo Nasser, localizado no Bosque dos Buritis.

Este ano, o Politizar conta com uma novidade: os estagiários da Alego terão participação assídua como ouvintes durante toda a simulação. Aqueles que participarem receberão certificados de horas extracurriculares para apresentarem na sua instituição de ensino.

A partir dos treinamentos que estão sendo feitos e das simulações de sessões legislativas, ao final do processo, 87 aprendizes terão tido acesso a conhecimentos e rotinas deste Poder Legislativo. Participarão alunos de graduação e graduados da UFG e de outras faculdades públicas e privadas, bem como da comunidade externa.

Atividades anteriores

Os participantes que simularão como parlamentares tiveram um mês para produzir uma propositura e enviá-la à organização do Politizar. Em seguida, elas foram enviadas às comissões técnicas para análise e emissão do parecer do relator, escolhido por sorteio.

Antes, os aprendizes conferiram palestras ministradas por procuradores desta Casa de Leis e por professores da UFG, participaram de oficinas de capacitação e também simularam convenções partidárias.

Neste período que antecede as simulações, houve, ainda, a indicação de deputados aprendizes que farão parte das comissões selecionadas; são elas: Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR); Comissão de Saúde e Promoção Social (CSPS); Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDHCLP) e Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CECE).

Fonte: Assembléia Legislativa do Goiás