Alunos da UFG criam projetos de empreendedorismo para melhorar a vida da comunidades

Data: 23/11/2017
Fonte/Veículo: Goiás Empresas
Link direto da notícia: http://goiasempresas.com.br/alunos-da-ufg-criam-projetos-de-empreendedorismo-para-melhorar-a-vida-da-comunidades/

qual-é-o-verdadeiro-objetivo-do-empreendedorismo

Horta adubada com sobras de alimentos de restaurante, barras de apoio para prevenir quedas de idosos e deficientes físicos, oficinas sobre economia de água em escolas e residências, idealizadas e executadas por alunos de diferentes cursos da Universidade Federal de Goiás.

Estes são alguns dos projetos selecionados para a etapa final da 4ª. OEU – Olimpíada de Empreendedorismo da UFG, modalidade Empreendedorismo Social, representando as cidades de Jataí, Catalão e Goiânia. A competição começou no mês de outubro e termina no próximo domingo, dia 26 de novembro, com a divulgação do vencedor.

Empreendedorismo social

A possibilidade de participar da Campus Party 2018, o maior evento de tecnologia do país com todas as despesas pagas, premiação para os vencedores, não foi a única inspiração para planejar, elaborar e executar os projetos. As equipes enxergaram necessidades e foram em busca de soluções.

O Projeto Barras de Apoio Portátil de Catalão idealizou equipamentos fabricados com materiais reutilizáveis para auxiliar deficientes e idosos com dificuldades de locomoção. Em Goiânia, outra equipe criou o projeto Acquondicionado que ministra oficinas sobre o uso inteligente da água do ar condicionado e criou até um equipamento para isso. O Arte em Cascata leva festivais de arte e cultura para bairros da periferia.

Em Jataí, o projeto A Mão do Sucesso é a Semente do Futuro descobriu que as sobras de alimentos do Restaurante Universitário poderiam adubar uma horta ali mesmo, no Campus Jatobá”. O Horta Pop de Goiânia investiu no cultivo de uma horta na Casa da Acolhida, em Anápolis que ajuda na alimentação dos beneficiários. Ocupar de forma saudável o tempo de moradores foi o desafio aceito pelo Projeto Via Alternativa de Goiânia.

Para planejar e elaborar os projetos, as 17 equipes inscritas na OEU conversaram com empreendedores sociais, receberam treinamentos e mentorias. Após essa etapa, os grupos foram para as ruas oferecer sua contribuição às comunidades. A última etapa foi registar tudo em fotos, vídeos e depoimentos, material que será utilizado pela bancaulgadora para escolher os vencedores.

Empreendedorismo de negócios

E no próximo fim de semana, entrarão em ação os competidores da Olimpíada de Negócios, a outra modalidade da OEU. A competição começará com a elaboração de modelos de negócios e planos de ação, palestras de empreendedores, mentores e apresentação de vídeos. Tudo no mesmo lugar. Em ritmo de imersão.Os competidores precisarão estar focados. Criar e vender suas ideias de forma eficiente para impressionar os julgadores.

O Meetup começará no sábado de manhã, se estenderá por todo o dia, e terminará no domingo. Nesta modalidade, os vencedores também serão premiados com participação e demais despesas pagas na Campus Party 2018.

Olimpíada de Empreendedorismo

A OEU é uma competição destinada a alunos de graduação e pós-graduação da UFG que procura despertar ideias e projetos empreendedores. E, no caso da Olimpíada de Empreendedorismo Social, alcança também comunidades com soluções para problemas de meio ambiente, saúde, moradia e convivência social.

Podem participar da competição equipes de dois a cinco alunos devidamente matriculados na instituição. A realização é do Centro de Empreendedorismo e Incubação de Goiânia, CEI Beetech Jataí e do CEI Athenas Catalão, todos ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade.

Mais informações sobre a Olimpíada de Empreendedorismo da UFG podem ser obtidas por meio dos seguintes sites. cei.ufg.br, beetech.ufg.br e athenas.catalao.ufg.br.

Serviço – Meetup – OEU

Data – 25 e 26/11/2017

Local: Avenida T-3 / Setor Bueno

Horário: das 8h00 às 18h00(sábado)