UFG mapeia parques e bosques de Goiânia

Data: 23/11/2017
Fonte/Veículo: DM
Link direto da notícia: https://www.dm.com.br/cotidiano/2017/11/ufg-mapeia-goiania.html

O presidente da Agência Muni­cipal de Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques Neto, teve re­união na terça-feira com profes­sores e técnicos da Universidade Federal de Goiás e representantes do Ministério Público.

Os professores Fabrizia Giop­po Nunes e Alex Mota dos Santos, que estavam acompanhados de ou­tros professores da instituição, apre­sentaram ao presidente da Amma o projeto Mais Parques e Bosques, que visa essencialmente a realiza­ção de um amplo diagnóstico am­biental dos parques e bosques.

Pro­jeto este que envolve a parceria do Ministério Público do Estado de Goiás, Instituto Federal de Educa­ção Tecnológica de Goiás e Uni­versidade Paula e tem como cola­boradores a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Com­panhia de Urbanização de Goiâ­nia (Comurg) e a Amma.

O projeto, como destacou o pro­fessor Alex, objetiva também promover “a criação de uma infraes­trutura de uso dos es­paços físicos” de Goiâ­nia, no caso parques e bosques, e assim inten­sificar a presença hu­mana nesses espaços, atendendo, portanto, a três aspectos primor­diais que estão por trás deles em sua criação: ecológico, paisagístico e socioeconômico.

O promotor Juliano, por sua vez, destacou a importância do projeto, cuja viabilização ficará no valor de quase R$ 1,6 milhão. Ele sa­lientou que o projeto será uma ferra­menta que promoverá atualização constante da situação dos parques de bosques existentes na cidade.

O presidente da Amma, Gilber­to Marques Neto, elogiou o projeto, agradeceu a participação dos pro­fessores e do promotor de Justiça Juliano de Barros, e garantiu-lhes dar uma resposta em breve sobre a consolidação do projeto por sua pasta.

Ele destacou a importância da parceria do Ministério Público, da UFG, da UNIP e outros órgãos na preservação dos parques e bos­ques e contou ainda que a Prefeitu­ra de Goiânia, via Amma, vai cons­truir 25 parques na presente gestão como também vai promover a re­vitalização de outros parques, res­saltando que 13 dos 38 existentes já foram revitalizados nas 11 edições do Mutirão da Prefeitura.

“Empe­nho em nossa gestão não faltará no sentido fazer com que os parques de Goiânia atendam às funções social, estética, ecológica e educativa, que são os motivos que fazem com que aconteça o uso recorrente desses es­paços públicos por parte da comu­nidade”, disse Gilberto.

(Foto: Parque Bernardo Elis em Goiânia. Reprodução Prefeitura Municipal de Goiânia)