Escola municipal dá início a automatização da horta com conhecimentos de robótica

Data da notícia: 27 de novembro de 2017

Veículo/Fonte: Portal F4

Link direto da notícia: http://www.portalf4.com.br/goiania/2780-escola-municipal-da-inicio-a-automatizacao-da-horta-com-conhecimentos-de-robotica

A Escola Municipal Alice Coutinho, na Vila Moraes, iniciou no sábado, 25, a partir das 9h, o processo de automatização da horta da instituição. O projeto é realizado pelo grupo de robótica da escola, onde participam 20 alunos do sexto ao nono ano, orientados pelo professor de ciências Kleiber Pinheiro Sales.

Será implantado sistema de irrigação simples por meio da plataforma/placa arduíno, criado a partir dos conhecimentos em computação, eletrônica e mecânica. Pela técnica, a válvula de irrigação será acionada por um sensor de solo em módulo relé.

De acordo com o professor Kleiber, o objetivo é estimular a inteligência dos educandos. “Os alunos participaram das aulas de forma empolgante e entregaram relatórios das atividades pré-determinadas pelos professores. Eles estão vendo na prática o que é trabalhar em equipe e como a técnica aprendida pode ajudar no dia a dia da escola”, ressalta.

Projeto
Como metodologia de trabalho, os educandos assistem aulas de robótica do professor de ciências e do doutorando em inteligência artificial da UFG Francisco Calaça. As atividades são realizadas dentro do horário escolar e no contra turno. Desde 2013, a robótica integra a Proposta Político Pedagógica da escola.

Data: Sábado, 25/11
Local: Escola Municipal Alice Coutinho (Vila Moraes)