Dia de Campo celebra primeira fase de recuperação de manancial de abastecimento da cidade de Goiás

Data da notícia:27 de novembro de 2017

Veículo/Fonte:Ministério Público do Estado de Goiás

Link direto da notícia: http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/dia-de-campo-celebra-primeira-fase-de-recuperacao-de-manancial-de-abastecimento-da-cidade-de-goias#.WiE18NQrLGh

Goiás – Alegria. Essa palavra permeou o discurso de abertura do promotor de Justiça Edivar da Costa Muniz no Dia de Campo, na Fazenda Tapera do Barbosa, no município de Goiás. O lugar abriga três das sete nascentes do Rio Areias, principal afluente do Córrego Bacalhau, manancial de abastecimento da cidade, na propriedade dos anfitriões do evento, Geraldo Rios e Fúlvia. As outras quatro ficam na fazenda vizinha, que pertence a Luiz Velasco. Hoje, elas estão cercadas, estão sendo revegetadas e receberão nos próximos dias o terraceamento e outras práticas de conservação de solo e água, conforme o cronograma do Projeto Ser Natureza.

Ao falar às dezenas de autoridades da cidade de Goiás e região, representantes das entidades parceiras do projeto e fazendeiros lindeiros ao rio, o promotor ressaltou “hoje estou feliz, pois o projeto cresceu e, mesmo depois de ter de refazer todo o planejamento, o grupo comemora essa vitória”. Ele explicou a superação das adversidades, contextualizando a história da implementação do projeto. Num levantamento inicial, foram mapeadas 128 nascentes na microbacia do Bacalhau; dessas 67 precisavam de intervenção imediata.

Foram Geraldo Rios e Luiz Velasco os dois proprietários a aderirem voluntariamente à proposta de recuperação ambiental, redirecionando, assim, o planejamento original. “O Geraldo nos surpreendeu, pois, além de aceitar as indicações técnicas dos especialistas da Emater, ele ainda apresentou outros planos complementares, permitindo, inclusive, o cercamento contíguo das áreas de preservação permanente das nascentes, encampando-as como uma reserva única”, destacou Edivar Muniz. “Essa mão na massa de hoje exterioriza tudo aquilo que foi planejado”, acrescentou o promotor, aproveitando para conclamar os demais proprietários presentes para ingresso nas próximas etapas”.

Na cidade de Goiás, o projeto Ser Natureza, do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente MP-GO, foi iniciado em abril do ano passado, com apoio da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej), realizando um total de dez reuniões de planejamento, integrando a primeira etapa o cercamento e plantio de sete nascentes e uma segunda etapa para realização de práticas de conservação de solo.

Presenças
Além do promotor de Justiça e equipe técnica da Caej e os proprietários anfitriões, estiveram presentes para o Dia de Campo a prefeita de Goiás, Selma de Oliveira Bastos, e seu secretariado, vereadores da cidade e também de Iporá, secretários de Adelândia e Sanclerlândia , o deputado estadual Talles Barreto, e membros das equipes locais, regionais e centrais das entidades parceiras como a Emater, Saneago, Secima, e também representantes do Instituto Vila Boa de Goiás e Mineradora Orinoco.

O projeto – teoria e prática
As explicações técnicas do projeto foram feitas pelo engenheiro florestal Leo Lince do Carmo, os profissionais locais Benício Emmanuel e Rubens Bahia, e o coordenador da Regional Rio Vermelho, Colemar Faria. Conforme explicou Leo Lince, após mapeamento do terreno integrante da primeira e segunda etapas, foram detectados problemas ocasionados pela ação antrópica, como a degradação dos solos, extração de areia, pastejo intensivo, desmatamento e falta de ausência de práticas conservacionista, cujos soluções visam contribuir para recuperar as nascentes e realizar práticas de conservação do solo e da água na microbacia.

O projeto, coordenado pelo MP, conta com as parcerias da Emater, prefeitura de Goiás, Comitê do Rio Vermelho, Instituto Federal Goiano, Instituto Vila Boa dos Goiazes, produtores da microbacia, Saneago, Orinoco, UEG e UFG.

Durante a explanação, o engenheiro florestal falou sobre a caracterização da microbacia hidrográfica, dados dos solos, vegetação e hidrografia, apresentando o cronograma de revegetação e cercamento das nascentes, terraceamento e práticas de conservação de solo e água. “A Emater acompanha o Projeto Ser Natureza em todo o Estado e sou testemunha da beleza que é esse trabalho e a eficiência das suas equipes. O Ser Natureza é grande em todos os sentidos”, concluiu Leo Lince.

Na sequência, Rubens Bahia fez um histórico desde o início dos trabalhos, em fevereiro de 2016, incluindo as reuniões realizadas, a criação do grupo, o início do levantamento pelas subcomissões, o mapeamento e análise inicial das nascentes, apresentação do primeiro projeto, levantamento e diagnóstico da microbacia, elaboração do projeto definitivo até a realização das etapas apresentadas no Dia de Campo. 

Responsável pela operacionalização do projeto técnico, o especialista da Emater, Benício Emmanuel coordenou a visita a campo, levando todos os presentes para o local de cercamento de uma das nascentes para as explicações e plantio simbólico das 2.500 mudas doadas pela Secima. O material para cercamento foi encaminhado pela Saneago, ficando a Emater responsável pela elaboração do projeto e acompanhamento técnico das ações e a prefeitura e o proprietário pela mão de obra.

A segunda etapa para a implementação de práticas de conservação de solo será feita com máquinas da prefeitura de Sanclerlândia, em convênio com a prefeitura de Goiás, e mão de obra da prefeitura e proprietário, sob orientação da Emater.

A parte de exposição do projeto foi concluída pelo coordenador da Regional Rio Vermelho da Emater, que informou que, dentro dos 21 municípios que integram esse escritório, o órgão está ou já esteve presente em oito municípios em que o Ser Natureza foi desenvolvido: Faina, Guaraíta, São Miguel do Araguaia, Goiás, Itapuranga, Araguapaz, Sanclerlândia e Mozarlândia.

Os representantes da Secima, Saneago, Instituto Vilas Boas e Mineradora Orinoco falaram sobre o Ser Natureza e suas participações nas ações desenvolvidas. Raquel Resende, da Secima, explicou a origem das mudas, que são resultado de compensações ambientais, comprometendo-se a garantir a qualidade daquelas a serem encaminhadas ao projeto. “Temos a honra de participar desse projeto e não medimos esforços para atendê-lo”, afirmou a diretora.

O diretor de produção da Saneago, Marco Túlio Faria, ressaltou que a empresa, só neste ano, está em cinco cidades como parceira do Ser Natureza. Ele aproveitou para agradecer o coordenador CAO do Meio Ambiente, Delson Leone Júnior, e o promotor Edivar pelo fato de o MP agregar as diversas instituições, o que consolida o Ser Natureza como um grande projeto.

A secretária de Meio Ambiente de Goiás. Ana Cláudia Silva, acrescentou que acredita que é o Ser Natureza que sensibiliza o produtor rural para a proteção do meio ambiente e fazer o município sustentável. Na sequência, o deputado estadual Talles agradeceu ao MP pela sua atuação e demais parceiros do projeto, colocando a Assembleia estadual na lista de entidades que podem colaborar. “Temos consciência de que só as ações emergenciais não são o bastante, é preciso proteger as nascentes. As parcerias são importantes e atitudes como essa de hoje engrandecem o município, a região e o nosso patrimônio”, avaliou o parlamentar.

Conclusão
Por fim, a prefeita agradeceu os proprietários da Tapera do Barbosa pela grandeza de terem aberto as portas para receberem o projeto. Externou ainda a sua emoção e gratidão aos parceiros e ao MP, que teve a iniciativa de criar o Ser Natureza e ao promotor Edivar por seu idealismo. “O Ser Natureza de Goiás é um marco para a história da cidade. Estamos hoje participando de uma grande colheita, garantindo aos presentes que ela tem como prioridade o meio ambiente”.

Ao promotor, coube o encerramento formal da atividade. “Como o nome do projeto diz, é Ser Natureza, assim temos que ser e não somente estar para que possamos preparar o futuro. Estamos todos dispostos a trabalhar e fico muito gratificado com a parceria que formamos para isso”, finalizou. atividade foi comemorada com o galinhada doada pela prefeitura, acompanhada de pequis oferecidos pelo proprietário, que também arcou com o feitio da refeição.