Deep Learning Brasil: com apoio da NVIDIA, brasileiros superam 300 participantes em desafio mundial de radiologia

Data da notícia:28 de novembro de 2017

Veículo/Fonte: Portal Terra

A NVIDIA apoia o desenvolvimento e formação de cientistas de dados brasileiros e, com suporte da empresa, os pesquisadores do Deep Learning Brasil fizeram bonito ao garantir o terceiro lugar no RSNA Pediatric Bone Age Challenge 2017, um desafio internacional organizado pela Sociedade Americana de Radiologia (Radiological Society of North America). O grupo Deep Learning Brasil é uma comunidade interinstitucional fundada na Universidade Federal de Goiás que realiza suas pesquisas em uma GPU NVIDIA doada pela empresa.

O desafio envolve um tipo de exame em que o médico radiologista determina a idade óssea a partir de um raio-X da mão esquerda. Em associação com a equipe de radiologistas da Universidade Federal de São Paulo, liderada pelo médico radiologista Felipe Kitamura, o grupo de pesquisa Deep Learning Brasil aderiu ao desafio com o propósito de medir o conhecimento frente a outros grupos de pesquisas espalhados pelo mundo. Um dos desafios foi compreender os aspectos do problema em um curto período.

NVIDIA investe no aperfeiçoamento de Deep Learning no Brasil

Além do Deep Learning Brasil, a NVIDIA continua seus esforços para apoiar os cientistas de dados e pesquisadores brasileiros doando GPUs para serem utilizadas nas pesquisas e liberando o acesso às suas ferramentas de programação em CUDA, que é a linguagem de programação criada pela empresa para desenvolvimento de soluções via processamento gráfico.

Além disso, interessados em trabalhar com Deep Learning têm à sua disposição o NVIDIA Deep Learning Institute (DLI). Trata-se de uma série de cursos online que oferecem treinamento prático para desenvolvedores, cientistas de dados e pesquisadores da área. Através de laboratórios on-line e oficinas orientadas por instrutores, a DLI fornece treinamento das técnicas mais recentes para projetar, treinar e implantar redes neurais em uma variedade de domínios de aplicativos. Os alunos irão explorar frameworks open-source amplamente utilizados, além das mais recentes plataformas de aprendizado profundo aceleradas pela GPU da NVIDIA. Para saber mais sobre o Deep Learning Institute da NVIDIA, visite o site oficial: https://www.nvidia.com/en-us/deep-learning-ai/education/.