Secima e UFG discutem elaboração do Plano de Saneamento de Goiás

Data da notícia: 15 de dezembro de 2017

Veículo/Fonte: SECIMA

Link direto da notícia: http://www.secima.go.gov.br/post/ver/225911/secima-e-ufg-discutem-elaboracao-do-plano-de-saneamento-de-goias

Nesta sexta-feria (15/12), está sendo apresentado pela equipe da Universidade Federal de Goiás como vai funcionar o Sistema de Informações de Saneamento (SISB-Goiás), dentro dos trabalhos de elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-Goiás).
A reunião acontece na Secretaria das Cidades e Meio Ambiente (Secima), com a participação dos professores da Universidade Federal de Goiás e coordenadores do Plano, Saneago e Secima.

Por meio do sistema de informações, instituições, sociedade civil e qualquer cidadão poderá fornecer dados que possuem relação direta e indireta com o saneamento básico, podendo participar da etapa de elaboração do Plano de Saneamento, fornecendo críticas e sugestões, tendo acesso a qualquer documento, informação ou produto produzido durante a elaboração do PESB e obeter esclarecimentos e notícias a respeito de reuniões e audiências públicas, podendo acessar mapas, tabelas e relatórios oriundos do banco de dados de saneamento báscio de Goiás.

O SISB, tem por obejtivo garantir transparência, participação e controle social, durante a elaboração do Plano de Saneamento e trazer cenários para o Saneamento básico de Goiás nos próximos 20 anos.

Plano

Para elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico, a Secima firmou convênio de R$ 3,5 milhões com a Universidade Federal de Goiás (UFG) num prazo de 18 meses.

A elaboração do PESB prevê a realização de reuniões e audiências públicas em todas as regiões do Estado em ações que alcancem toda a extensão territorial, tanto urbana (área central e periférica) quanto rural, de modo que atinja até mesmo os distritos afastados de todo o território do Estado. O objetivo é fazer um raio-x da situação e ainda propor metas e soluções.