Professor Edward Madureira toma posse em Brasília como reitor da UFG

Data da notícia: 09 de janeiro de 2018

Veículo/Fonte: A Redação

Link direto da notícia:http://aredacao.com.br/noticias/97443/com-120-pontos-na-cnh-diretor-do-detran-mg-fica-proibido-de-dirigir

Goiânia - Em cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC), o professor Edward Madureira Brasil tomou posse na segunda-feira (8/1), em Brasília, como reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a gestão 2018-2021. Compuseram a mesa diretiva o secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, a senadora Lúcia Vânia e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

Durante discurso, Edward, que falou também em nome da vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, defendeu o ensino superior público e gratuito. "Queremos reafirmar nosso compromisso absoluto e definitivo com o sistema federal de educação superior público, gratuito, autônomo, laico, de qualidade, inclusivo, democrático e socialmente referenciado, que inequivocamente se constitui no maior patrimônio do povo brasileiro. Somente com esses requisitos implementados é que continuaremos construindo esse sistema essencial à nação".

Para o reitor, esse sistema é a única estrutura capaz de transformar o país em uma nação desenvolvida e com justiça social, garantindo a soberania que só pode ser alcançada com conhecimento e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Entre os papéis da Universidade nesse contexto estão o de formar cidadãos conscientes e críticos, produzir e disseminar conhecimento, apoiar a construção de políticas públicas e solucionar demandas da sociedade.

Entre os compromissos assumidos pelo reitor em sua posse está o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino superior. Edward também cobrou um olhar atento do governo e da sociedade para a garantia dos investimentos de custeio e também da autonomia universitária que, segundo ele, tem sido "tão desconhecida, desrespeitada e atacada nos últimos tempos".

Nova solenidade
Na próxima sexta-feira (12/1) será realizada a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor Edward Madureira Brasil e de posse à vice-reitora Sandramara Matias Chaves e aos pró-reitores na capital goiana. A solenidade ocorrerá no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, às 20h.

Fonte: Ascom UFG