Produtor de Águas apresenta balanço positivo de ações em 2017

Data da notícia: 26 de janeiro de 2018

Veículo/Fonte: SECIMA

Link direto da notícia: http://www.secima.go.gov.br/post/ver/226735/produtor-de-Aguas-apresenta-balanco-positivo-de-acoes-em-2017

Mais de 30 produtores já foram atendidos pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) dentro do programa Produtor de Água, financiado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e coordenado pela Secima em parceria com a Saneago. 

O programa busca recuperar e presevar nascentes na Bacia do João Leite e prevê ainda o pagamento por serviços ambientais voltados à proteção hídrica, remunerando ops produtores rurais que conservarem as nascentes. Inicialmente o programa está sendo realizado nos municípios de Ouro Verde e Nerópolis. 
As ações do projeto tiveram início em 2017. Técnicos da Secima e da Emater visitaram as propriedades que cercam as nascentes do João Leite e elaboraram o Projeto Individual da Propriedade (PIP), contendo informações sobre o uso de solo e um planejamento de ações para o local.

O PIP, por sua vez, foi levado para a aprovação da Unidade de Gestão formada pelos parceiros do projeto. Com a aprovação, o produtor pode assinar um contrato com a Saneago, onde receberá um determinado valor anualmente pelas ações prestadas em prol do Ribeirão e pela manutenção de serviços implantadas na propriedade, por um período de cinco anos. Dos 33 produtores que aderiram ao projeto, 24 já assinaram o documento.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Pedro Américo Carneiro, até o momento, foram realizadas o terraceamento e cercamento de nascentes que compõem o Ribeirão, além de demarcar as Áreas de Preservação Permanente (APPs). Ainda dentro do projeto, a Agência implantou a Rede de Inovação Rural (RIR) nas propriedades que aderiram ao Produtor de Águas.

Beneficiados
A produtora de Ouro Verde, Marcia Helena do Nascimento, foi a primeira a aderir ao Programa. Para ela, o motivo foi “a preocupação em relação a falta de água que estamos presenciando, além da importância de cercar as nascentes para ver se conseguimos aumentar a produção de água”.

A produtora, que já havia cercado parte da nascente localizada em sua propriedade há cerca de 15 anos quando foi beneficiada por outro projeto da Emater, destacou ainda que o Produtor de Águas veio para conscientizar e também promover melhorias. Ainda segundo Marcia Helena, atualmente, as pessoas estão se conscientizando da importância de fazer esta preservação.

Marcia Helena, também foi uma das produtoras que assinou contrato com a Saneago. Para ela o dinheiro que irá receber será investido nas adequações e manutenção das ações realizadas dentro do terreno.

Serviços
A parceria firmada entre Emater e Saneago também possibilitou a contratação de três técnicos para atuarem a nível de campo atendendo produtores beneficiados pelo projeto.

O próximo passo, que permitirá o andamento do programa é a implantação das bacias de captação, em parceria com as prefeituras.

O programa vai atender também os municípios de Goiânia, Teresópolis, Campo Limpo de Goiás, Anápolis e Goianápolis, que também fazem parte da bacia.

Os trabalhos são conduzidos por meio de parcerias entre entidades do setor público, dentre elas, Emater, Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Saneago, Secima), Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).