Criação da universidade federal de Jataí entra em pauta no Senado

Data da notícia:31 de janeiro de 2018

Veículo/Fonte: Portal Centro-Oeste

Link direto da notícia: https://portalcentrooeste.com.br/criacao-da-universidade-federal-de-jatai-entra-em-pauta-no-senado/

A criação de duas universidades federais no interior de Goiás entrou na pauta do Senado em 2018. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados no final do ano passado. Criada em 1960, a UFG é a única federal do estado e tem aproximadamente 25 mil alunos de graduação e pós-graduação distribuídos nas atuais quatro regionais.

O objetivo apresentado pelo governo foi o de interiorizar o ensino superior e democratizar o acesso à universidade pública.

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, lembrou: “Jataí tem mais de 25 cursos de graduação, curso de Medicina em funcionamento, mestrado, doutorado; e Catalão, com expectativa de abrir Medicina este ano, e com mais de 20 cursos de graduação, quatro mil estudantes, muitos doutores. Foi um trabalho desenvolvido desde minha primeira passagem pela reitoria, fortalecido com o atual reitor, Orlando Amaral, e estamos na antessala da criação”

“O projeto de lei enviado ao congresso nacional ainda pela presidente Dilma Rousseff nos últimos dias do seu governo, já passou por unanimidade pela Câmara dos Deputados no final do ano e, agora, segue para o Senado e depois, para a sanção presidencial”, complementou.