Palestra aborda conceitos e preconceitos sobre saúde mental

Data da notícia:01 de fevereiro de 2018

Veículo/Fonte: ADUFG

Link direto da notícia: http://www.adufg.org.br/noticias/palestra-aborda-conceitos-e-preconceitos-sobre-saude-mental

Duas palestras educativas marcaram a campanha Janeiro Branco na Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação, coordenada pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), tem o objetivo de orientar e conscientizar a comunidade sobre temas relacionados à promoção da saúde mental. As palestras foram realizadas na Faculdade de Enfermagem (FEN) e no Instituto de Física (IF), nos dias 30 e 31 de janeiro, respectivamente.

O gestor do Siass, João Francisco Martins e Silva, esclarece que é necessário consolidar uma cultura de atenção à saúde mental, envolvendo órgãos, unidades acadêmicas e sindicatos. Para tanto, uma das metas é a criação de um plano anual de cuidado e prevenção à saúde do trabalhador.

Plano anual de cuidado e prevenção à saúde do trabalhador está entre as metas do Siass na UFG

Na palestra desta quarta-feira (31/1), o psicólogo do Siass, Roberto Veras Pedrosa, elucidou alguns conceitos relacionados à campanha e à saúde mental. O Janeiro Branco, segundo ele, surgiu em 2014, a partir da iniciativa de trazer essa discussão para o começo do ano, período em que geralmente as pessoas traçam metas pessoais de mudança ou renovação. Dessa forma, a data é propícia para discutir o bem-estar físico, mental e social que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza o conceito de saúde.

Nessa perspectiva biopsicossocial, a saúde não está ligada somente à ocorrência de uma doença. No mesmo sentido, a saúde mental também não se associa exclusivamente aos transtornos mentais, mas também ao autoconhecimento, ao bem-estar subjetivo, às habilidades sociais e às relações interpessoais. Portanto, ainda de acordo com a OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo utiliza suas capacidades, lida com o estresse normal da vida, trabalha de modo produtivo e frutífero e contribuiu para a comunidade.

O psicólogo explicou que, para a promoção da saúde mental, é preciso identificar fatores de risco e fatores protetivos, atuando na redução dos primeiros. São aqueles fatores que deixam as pessoas mais suscetíveis a efeitos negativos.

Psicólogo do Siass, Robert Veras Pedroso explicou os principais conceitos relacionados à saúde mental

Preconceito

Já o psiquiatra do Siass, Ciro Mendes Vargas, falou dos preconceitos relacionados às doenças e transtornos mentais, que acabam prejudicando medidas de prevenção e tratamento. O transtorno mental ou psiquiátrico, segundo ele, é caracterizado por condições mórbidas de pensamento, comportamento e humor, persistentes e recorrentes, associadas a angústia expressiva e deterioração do funcionamento psíquico. O resultado é a disfuncionalidade, ou seja, a alteração das capacidades do indivíduo.

Para o psiquiatra, o transtorno precisa ser tratado como qualquer outra doença. "Assim como existem doenças que afetam outros órgãos, existem doenças que afetam o cérebro", ressaltou. São condições complexas com reflexos no comportamento, na emoção e no pensamento, podendo gerar incapacidade e demandar tratamento com medicamentos e internação hospitalar.

A complexidade dos transtornos mentais está relacionada às suas causas multifatoriais, tanto genéticos quanto ambientais. Além disso, ao contrário dos sintomas das angústias corriqueiras, as doenças mentais levam à depressão, ansiedade e psicose. Por isso, o psiquiatra alertou para a necessidade de buscar tratamento logo no início, para a adoção de ações preventivas, como acolhimento da família e no ambiente de trabalho, atuação psicoterapêutica e, quando necessário, medicamentos e assistência médica-hospitalar.

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Ana Fortunato