Saúde do Futuro: encontro apresenta tecnologias voltadas para área médica, em Goiânia

Data da notícia: 21 de Fevereiro de 2018

Veículo/Fonte: Diário de Goiás

Link direto da notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/100923-saude-do-futuro-encontro-apresenta-tecnologias-voltadas-para-area-medica-em-goiania

iptsp ufg foto rep.jpg

Prédio do Iptsp - UFG (Foto/Reprodução)

Atualmente, a medicina procura minimizar erros, por meio da Inteligência Artificial, um ramo da Ciência Computacional, que simula a capacidade do cérebro de reter e analisar informações. Uma máquina reúne e cruza dados, e consegue enviar resultados rapidamente, ampliando a capacidade de atendimento e recuperação de doenças.

De acordo com pesquisa da UFMG de 2016, no Brasil, 435 mil pessoas morreram durante tratamentos ou procedimentos médicos no ano de 2015. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o número é nove vezes maior do que as mortes no trânsito. Além dos prejuízos emocionais, os óbitos causaram um rombo de R$ 15 bilhões de reais.

No encontro Saúde do Futuro, que será realizado no Instituto Gyntec, em Goiânia, nos dias 23 e 24 de fevereiro, devem ser apresentadas novas tecnologias voltadas para a área médica, assim como pesquisa desenvolvidas pelo IPTSP – Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento tem como objetivo mostrar a interação entre Medicina, Tecnologia e Inovação e como Goiás utiliza esses recursos.

Entre as tecnologias estará o uso da Inteligência Artificial já usada em Goiânia que ajuda no diagnóstico e tratamento do Glaucoma, Epilepsia, Dengue, Zica e Chikungunya, além de AVC e Infarto. O recurso é utilizado por uma startaup goiana que emite alertas ao médico, caso faltem evidências ou que elas não se enquadrem no protocolo adotado.

Programação

A programação começa na quinta-feira (22), discutindo Medicina com Engenharia da Computação, e com a apresentação de projetos em Biotecnologia e Inteligência Artificial.

Na sexta-feira (23), Cláudio Terra, diretor de Inovação do Hospital Albert Einstein de São Paulo, falará sobre pesquisas e projetos desenvolvidas pela instituição e o pesquisador da UFG, Anderson Soares, mostrará como a Inteligência Artificial pode contribuir com a saúde humana. Após as palestras, os participantes poderão visitar as novas instalações da Associação Médica de Goiás, com inauguração prevista para segundo semestre deste ano.

Veja a programação