Prefeito, vereadores e suplentes eleitos são diplomados em Goiânia

Data da Notícia: 16/12/2016

Veículo/Fonte: G1 Goiás 

Link direto da notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/12/prefeito-vereadores-e-suplentes-eleitos-sao-diplomados-em-goiania.html

Iris Rezende (PMDB) falou que a renúncia do seu vice não vai atrapalhá-lo

Solenidade comprova que todos estão aptos a assumir cargos no dia 1º.

Vitor Santana Do G1 GO

Prefeito eleito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) foi diplomado pelo TRE-GO (Foto: Vitor Santana/G1)                                                       
Prefeito eleito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) foi diplomado pelo TRE-GO (Foto: Vitor Santana/G1)

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) diplomou nesta sexta-feira (16) o prefeito eleito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), além dos 35 vereadores e 39 suplentes. A solenidade comprova que todos eles estão aptos a tomar posse dos cargos no dia 1º de janeiro de 2017.

Eleito vice-prefeito na chapa de Iris, Major Araújo (PRP) anunciou no último dia 5 sua renúncia. Antes da diplomação, o novo prefeito disse que a saída do vice não vai atrapalhá-lo na administração da capital.

Raio-x Goiânia (Foto: Arte/ G1)

"A função do vice é substituir o titular nas suas ausências. Da última vez que fui prefeito, eu trabalhei cinco anos e três meses e não viajei um dia sequer. De forma que espero, lamentando a ausência de um vice-prefeito, exercer meu papel sem nenhum impedimento", disse Iris.

Apesar do anúncio, a formalização da renúncia de Araújo não tinha sido feita até esta manhã, segundo o juiz da 1ª zona eleitoral, Carlos Magno da Rocha Silva. “Na Justiça Eleitoral ainda não entrou nenhum pedido formal da desistência, para que pudesse ser homologada", disse.

Segundo ele, caso decida assumir o cargo depois, o vice eleito pode ser diplomado posteriormente. Agora, se ele realmente desistir, em caso de ausência do prefeito, fica responsável pela administração municipal do presidente da Câmara de Vereadores, que será escolhido no dia 1º de janeiro.

Em seu discurso ao ser diplomado, Iris agradeceu o apoio de todos e disse que a meta para o seu governo a partir de 2017 é inovar na administração. “Meu desafio nesse mandato é não ser igual ao que já fui. É ser melhor. E eu aceito esse desafio, porque nunca na minha vida me acomodei. Sempre entendi que é preciso avançar, ir em frente, porque a caminhada é estimulante. Meu compromisso é com o futuro”, afirmou.

O prefeito eleito destacou ainda que quer fazer da capital uma cidade com melhor qualidade de vida. “Minhas forças já estão voltadas totalmente para o futuro da nossa capital. Sou Goiânia acima de tudo. Sou cada goianiense ávido por uma administração competente e que faça uma administração que transforme Goiânia no melhor lugar do mundo para se viver. Sou o goianiense que quer melhor qualidade de vida”, completou.

Durante o discurso, um grupo de estudantes vaiou o peemedebista, criticando sua eleição e cobrando mais educação. O prefeito eleito chegou a interromper por alguns segundos sua fala até que as vaias e palavras de ordem terminassem. Após o protesto, os alunos deixaram o local.

Iris Rezende é diplomado como prefeito de Goiânia, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)                                                   
 Iris Rezende diz que sua meta é ser melhor do que nos mandatos anteriores (Foto: Vitor Santana/G1)

Diplomação
A diplomação dos eleitos, realizada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), também reuniu autoridades, como o senador Ronaldo Caiado (DEM), o prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PMDB), e o atual administrador da cidade, Maguito Vilela (PMDB), entre outros políticos.

O juiz Carlos Magno ressaltou que os diplomados estão aptos a assumir os cargos. "A legislação diz que, no ato da diplomação, todos os processos já devem ter sido julgados, então eles não têm processos pendentes. Porém, podem acontecer recursos que posteriormente serão julgados, mas no momento nada impede que eles tomem posse no dia primeiro", explicou.

Antes da solenidade, Iris Rezende disse que já começou a escolher os seus secretários, mas ainda não divulgou os nomes.

"Estamos trabalhando, juntando nomes, porque quando eu decido a escolha, faço relações enormes para cada secretaria, procurando escolher sempre o melhor. Prestigio o mundo político e técnico, mas nunca componho um governo para atender interesses. Tenho na intimidade inúmeros nomes, mas sempre  esperando, quem sabe,  encontrar um até melhor", explicou.

Prefeito eleito Iris Rezende (PMDB) diz que já começou a escolher seu secretariado (Foto: Vitor Santana/G1)                                               
Prefeito eleito Iris Rezende (PMDB) diz que já começou a escolher seu secretariado (Foto: Vitor Santana/G1)

Eleição
Iris Rezende (PMDB) foi eleito pela quarta vez prefeito de Goiânia no dia 30 de outubro.Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas, ele recebeu 57,70% dos votos válidos (379.318), vencendo o seu oponente, Vanderlan (PSB), que obteve 42,30% dos votos (278.074).

O peemedebista tem 82 anos e nasceu em Cristianópolis, na região sul de Goiás. Em 1949, mudou-se com a família para Goiânia, onde começou sua militância política ainda na adolescência. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano depois, em 1959, foi eleito vereador.

Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, ele foi eleito governador por dois mandatos, governando o estado de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O último cargo público ocupado por Iris foi o de prefeito de Goiânia. Ele foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, mas abandonou o cargo em 2010 para disputar ao governo estadual. Tanto nas Eleições 2010 quanto em 2014, ele foi derrotado pelo adversário Marconi Perillo (PSDB).

Em julho de 2016, Iris anunciou o fim de sua carreira política de quase 60 anos. Na ocasião, citou, entre os motivos, a derrota nas eleições para o governo estadual, em 2014, quando perdeu pela segunda vez. No entanto, dias depois resolveu voltar atrás e lançar seu nome à Prefeitura
de Goiânia.

Vereadores e suplentes também foram diplomados em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)                                                   
Vereadores e suplentes também foram diplomados em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)