Entrevista: 1º lugar por cotas em Medicina na UFG

Data: 10 de Fevereiro de 2017

Veículo/Fonte: Projeto Faculdade

Link direto da notícia: http://projetofaculdade.com.br/1o-lugar-por-cotas-em-medicina-na-ufg-fala-um-pouco-como-se-preparou/

Todo mundo sabe que passar na faculdade é um sonho que precisa ser planejado. Mais ainda quando se quer uma faculdade pública, muito mais ainda se Medicina for a escolha, um dos cursos mais concorridos do País.

O Projeto Faculdade conversou com Karolina Moreira dos Santos, que estudou o Ensino Médio em escola pública, fez cursinho por dois anos no Prevest, e conseguiu alcançar seu projeto: passou em 1º lugar por cotas, no curso de Medicina da UFG.

Karolina contou um pouquinho de sua história e de como se preparou:

Como foram seus estudos?

Karolina: Fiz todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio em escola pública. E no cursinho, foram dois anos ao todo, um junto com o terceiro ano e outro depois que formei.

Sempre quis fazer medicina? Como surgiu esse sonho?

Karolina: Eu sempre tive muito contato com a área da saúde. Minha mãe e minha tia são técnicas em enfermagem, e eu sempre estive nesse meio, vivia nos postinhos enquanto elas trabalhavam.

Medicina sempre foi uma profissão tão natural pra mim que eu não me lembro nem quando decidi que era isso que queria ser.

E como se preparou pra isso? Começando pelo psicológico. Todos sabemos que é um curso muito difícil de conseguir vaga

Karolina: Acho que o mais importante nesse momento é ter apoio, principalmente da família. Eu nunca tive pressão dentro de casa em relação a isso, então sempre senti que poderia fazer as coisas no meu tempo. É importante respeitar o corpo e mente da gente e saber quais são nossos limites. A aprovação é um sonho possível, mas precisamos ter cuidado para não sacrificarmos nossa sanidade mental.

Como era a sua dinâmica de estudo?

Karolina: Eu estudava mais de cinco horas depois que saía do cursinho, privilegiando aquilo que eu sentia mais dificuldade que, no caso, era Ciências da Natureza. Sempre tive facilidade em Matemática e Redação, então essas eram as matérias que eu menos estudava.

Qual conselho você daria para quem está se preparando?

Karolina: O maior conselho que eu dou é: confie em si mesmo. Não importa se você quer Medicina ou Filosofia, não deixe ninguém desmerecer seu sonho. A única coisa entre você e a realização dele é você mesmo.