Dia Mundial da Saúde terá ações para prevenir doenças crônicas

Data: 06 de abril de 2015

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/dia-mundial-da-saude-tera-acoes-para-prevenir-doencas-cronicas/

Data de publicação: 6 de abril de 2015 - 16:18

Alimente-se Bem e Movimente-se Também. Este é o tema deste ano do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Para lembrar a data, a Secretaria da Saúde (SES) promove vários eventos em abril, abordando a necessidade de prevenir as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A SES montou uma programação especial com parceiros, como Sesc e UFG, com o intuito de chamar atenção para outras datas do mês de abril: dia 6 – Dia Mundial de Atividade Física; dia 8 - Dia Mundial de Combate ao Câncer; e 26 de abril – Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Na abertura das comemorações, várias atividades serão realizadas no Estacionamento Sul do Araguaia Shopping, em Goiânia, das 10 às 16 horas desta terça-feira, dia 7, com a participação de profissionais de educação física e saúde. Os visitantes poderão participar de práticas corporais como ioga, tai chi chuan, danças circulares e treinamento funcional; aferir a pressão arterial; medir taxas de glicemia; calcular o IMC e receber orientações sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde da mulher e males do tabaco.

Doenças crônicas

Entre as chamadas DCNT estão a hipertensão, o acidente vascular cerebral (derrame), diabetes, obesidade e alguns tipos de cânceres. A gerente de Vigilância Epidemiológica, Magna Carvalho, explica que as DCNT constituem atualmente o problema de saúde de maior magnitude no país, sendo responsáveis por cerca de 70% do total de mortes. “A alta prevalência dessas doenças tem uma forte relação com fatores de risco como o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação inadequada, o uso nocivo de álcool e a exposição solar excessiva”, afirma Magna.

Os dados são alarmantes: uma em cada seis mortes pode ser atribuída ao tabagismo; 40% das mortes por DCNT podem estar relacionadas à ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e com alto teor de açúcar e sal. O sedentarismo contribui com 8% de todas as mortes por DCNT ao ano e 2,3 milhões de pessoas perdem a vida devido ao excessivo consumo de álcool.

Infarto e derrame

Dados da Saúde estadual mostram que, em Goiás, as doenças do aparelho circulatório, como os derrames e infartos, representam a primeira causa de morte, seguida por acidentes de trânsito e homicídios e, em terceiro, o câncer. Entre os homens, o tumor maligno mais comum é o de próstata e o que mais mata é o de pulmão. Entre as mulheres, o de mama é o mais incidente e o que mais mata.

Programação

Na quinta-feira, dia 9, será realizado o evento Saúde e Segurança na Estrada, na GO-060, saída para Trindade, das 7 às 12 horas, com distribuição de material educativo sobre as doenças não transmissíveis e os fatores de risco, aferição de pressão arterial e teste de glicemia para os motoristas profissionais em trânsito.

No dia 16 de abril, é a vez do seminário Promovendo Saúde e Reduzindo a Mortalidade Materna, no Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, das 8 às 17 horas. O evento tem como objetivo atualizar e sensibilizar profissionais de saúde que atuam na assistência materna dos 46 municípios que registraram mortalidade materna para a importância do preenchimento correto das declarações de óbito registradas e das investigações das causas dos óbitos.

No dia 22 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, as ações serão no Espaço do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Setor Universitário, das 8 às 11 horas, com distribuição de material educativo e aferição de pressão arterial para os profissionais do Sesc Universitário.

No dia 23 de abril, haverá uma videoconferência sobre a influência do sódio na pressão arterial, no Espaço Telesaúde/Telemedicina, Sala Virtual Connect 1, no prédio do Centro de Referência em Oftalmologia, Hospital das Clínicas da UFG, das 9 às 11 horas, com a participação de profissionais que atuam na atenção básica e em vigilância em saúde.

Para fechar a programação, no dia 26 de abril, acontece a 1ª Pedalada para Vencer o Diabetes. A saída será na Praça Cívica, às 7h30.

Mais informações: (62) 3201-3784 e 3201-3816