Hábitos simples protegem a saúde

Data: 06 de abril de 2015

Fonte/Veículo: Secretaria Estadual de Saúde

Link direto para a notícia: http://www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=195898

06/04/2015

Secretaria da Saúde promove eventos no Dia Mundial da Saúde para lembrar a importância de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. A programação ocorre durante todo o mês

“Alimente-se Bem e Movimente-se Também”. Este é o lema deste ano do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Para lembrar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) promove vários eventos em abril, todos abordando a necessidade de prevenir as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Na abertura das comemorações, em 7 de abril, várias atividades serão realizadas no estacionamento do Araguaia Shopping, na rua 44, Centro, com a participação de profissionais de educação física e saúde. Os visitantes poderão participar, das 10h às 16h, de práticas corporais como ioga, tai chi chuan, danças circulares e treinamento funcional; aferir a pressão arterial, medir taxas de glicemia, calcular o IMC e receber orientações sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde da mulher e males do tabaco.

A Secretaria de Saúde montou a programação especial com parceiros, como SESC e UFG, com o intuito de chamar atenção para outras datas comemorativas do mês de abril: dia 6, Dia Mundial de Atividade Física; dia 7 , Dia Mundial da Saúde; 8, Dia Mundial de Combate ao Câncer; e 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Entre as chamadas DCNT estão a hipertensão, o acidente vascular cerebral (derrame), diabetes, obesidade e alguns tipos de cânceres. A gerente de Vigilância Epidemiológica, Magna Carvalho, explica que as DCNT constituem atualmente o problema de saúde de maior magnitude no país, sendo responsáveis por cerca de 70% do total de mortes. “A alta prevalência dessas doenças tem uma forte relação com fatores de risco como o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação inadequada, o uso nocivo de álcool e a exposição solar excessiva”, afirma Magna.

Os dados são alarmantes: uma em cada seis mortes pode ser atribuída ao tabagismo; 40% das mortes por DCNT podem estar relacionadas à ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e com alto teor de açúcar e sal. O sedentarismo contribui com 8% de todas as mortes por DCNT ao ano e 2,3 milhões de pessoas perdem a vida devido ao excessivo consumo de álcool.

Infarto e derrame

Dados da Saúde estadual mostram que, em Goiás, as doenças do aparelho circulatório, como os derrames e infartos, representam a primeira causa de morte, seguida por acidentes de trânsito e homicídios e, em terceiro, o câncer. Entre os homens, o tumor maligno mais comum é o de próstata e o que mais mata é o de pulmão. Entre as mulheres, o de mama é o mais incidente e o que mais mata.

A gerente afirma que o estilo de vida, como assistir televisão, uso de computadores, elevadores, automóveis e ingestão de alimentos calóricos e com alto teor de sódio, faz com que cada vez mais as pessoas sejam expostas aos principais fatores de risco para doenças crônicas. “É interessante reforçar que a saúde não é conquistada apenas com tratamentos, mas com cuidados que promovem e previnem estas moléstias e, portanto, devem ser tratadas com prioridade”, diz Magna.

ANOTE NA AGENDA

Programação do Dia Mundial da Saúde

07 de abril – Dia Mundial da Saúde – Araguaia Shopping – 10h às 16h

– Realização de práticas corporais como yoga, tai chi chuan, danças circulares e treinamento funcional e orientações para alimentação saudável, não uso de cigarro, prevenção de violência, acidentes de trânsito, saúde da mulher e para prevenção e controle da diabetes e hipertensão, entre outros.

09 de abril – Evento Saúde e Segurança na Estrada – GO 060 – saída para Trindade - 7h às 12h

– Distribuição de material educativo sobre as doenças não transmissíveis e os fatores de risco, aferição de pressão arterial e teste de glicemia para os motoristas profissionais em trânsito.

16 de abril – Seminário “Promovendo Saúde e Reduzindo a Mortalidade Materna – Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS) – 8h às 17h

- Evento tem como objetivo atualizar e sensibilizar profissionais de saúde que atuam na assistência materna dos 46 municípios que registraram mortalidade materna para a importância do preenchimento correto das declarações de óbito registradas e das investigações das causas dos óbitos para avaliação e definição de estratégias para a melhoria destes indicadores.

22 de abril – Dia Nacional de Combate à Hipertensão – Espaço do Serviço Social do Comércio (SESC) do Setor Universitário – 8h às 11h

- Distribuição de material educativo e aferição de pressão arterial para os profissionais do SESC Universitário.

23 de abril – Videoconferência – Mesa de discussão: influência do sódio na pressão arterial – Espaço Telesaúde/Telemedicina, Sala Virtual Connect 1 –Prédio do Centro de Referência em Oftalmologia - Hospital das Clínicas da UFG –9 às 11 horas

- Evento tem como público profissionais que atuam na atenção básica e em vigilância em saúde.

26 de abril – 1ª Pedalada para Vencer o Diabetes – Concentração e saída na Praça Cívica – 7h30

– Participantes do passeio ciclístico e público em geral.