Cine Cultura exibe Pequena Mostra de Filmes de Dança

Programação é composta por filmes experimentais, documentários, ficções e formatos híbridos como vídeoarte e vídeodança.

Divulgação

 

O Cine Cultura, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), recebe  até o dia 27, a Pequena Mostra de Filmes de Dança, parte do projeto Manga de Vento. A realização da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás conta com a parceria do Sesc e o apoio institucional do Fundo Estadual de Cultura e da Lei Goyazes. A curadoria é da produtora e cineasta Marcela Borela e coordenação artística de Kleber Damaso.

A programação é composta por filmes experimentais, documentários, ficções e formatos híbridos como vídeoarte e vídeodança. O objetivo é reunir que produções que se debruçaram sobre o movimento como objeto de estudo e experimentação.

O público poderá conferir o trabalho de grandes instituições de balé, como Ópera de Paris, companhias do cenário contemporâneo, como Mathilde Monnier (diretora do Centro Coreográfico de Montpellier) e produções nacionais, como o premiado Pinta (Indie Lisboa, Rio Festival Gay de Cinema). A Mostra também traz o misto de documentário e ficção sobre a primeira companhia afro-brasileira de dança contemporânea, Rubens Barbot Teatro de Dança, e o contagiante filme A Batalha do Passinho, que documenta a explosiva fusão de hip hop e funk, reinventando as relações de poder nas favelas cariocas.

Além dos filmes, a Mostra realiza debates, sessões comentadas por realizadores e uma oficina com Alexandre Veras e Andréa Bardawil, os principais nomes por trás da Alpendre Casa de Arte, a produtiva realizadora de videodança em território nacional. A oficina Intervalo Vídeo-Dança será realizada até domingo, dia 26, na Casa Corpo.

Entre os pesquisadores e produtores convidados para os debates estão Ana Reis, Anna Behatriz Azevêdo, Benedito Ferreira, Luciana Caetano, Luciana Ribeiro, Lu Celestino, Paulo Petronilio, Rafael Guarato e Rafael Parrode. A Manga de Vento têm convênios com a Cinemateca Francesa, o Instituto Goethe e a Cinemateca de Munique.

Confira a programação dos filmes

25 de abril – Sábado

17 horas ::: Programa Alpendre

- Linz – Quando Todos os Acidentes Acontecem

Brasil, 2013, 82 min

Experimental

Direção: Alexandre Veras

Sinopse: Um impasse com o que não há mais, a ruína de uma pequena vila litorânea e um endereço inexistente, provocam uma armadilha para o corpo e para a história.

- Sessão comentada pelo diretor

19 horas ::: Programa “Alpendre”

- San Pedro

Brasil, 2005, 14 min

Vídeodança

Direção: Andréa Bardawill, Eduardo Jorge, Alexandre Veras

Sinopse: Interfaces entre as linguagens da Dança, da Literatura e do Vídeo resultantes do Projeto Interferência realizado pelo Núcleo de Dança do Alpendre.

- Partida

Brasil, 2006, 15 min

Vídeodança

Direção: Alexandre Veras, Luiz Carlos Bizerril, Ernesto Gadelha

Sinopse: Um homem numa rede entre as águas e as dunas.

- O Regresso de Ulisses

Brasil, 2008, 20 min

VídeoDança

Direção: Alexandre Veras

Sinopse: Estar pelo meio, partir, voltar, perder-se e estar à deriva.

- Os Tempos

Brasil, 2009, 15’)

Vídeodança

Direção: Andréa Bardawill e Alexandre Veras

Sinopse: Trabalho que explora as possibilidades do vídeo na criação de ambiências, temporalidades e novas composições com o espaço e com a ideia de lugar.

- Debate após a sessão com Alexandre Veras e Andréa Bardawil

Mediação: Marcela Borela

26 de abril – Domingo

17 horas ::: Programa “Observações sobre a Ordem”

- Bom Trabalho

França, 1999, 93 min

Drama

Direção: Claire Denis

Sinopse: O filme é um passeio coreográfico pelo campo de treinamento da Legião Francesa, no nordeste da costa africana. As imagens mostram o universo repressor e os conflituosos sentimentos do sargento Gualp.

19 horas ::: Programa Dimenti

- Sensações Contrárias

Brasil, 2007, 6 min

Videodança

Direção: Jorge Alencar

Sinopse: Dentro de um ambiente provinciano-decadente, desenvolve-se a noção de borrão, em que os eventos coreográficos e imagéticos se dão por aparentes acidentes, falhas e descontinuidades, num limite entre realismo cotidiano e surrealismo.

- Pinta

Brasil, 2013, 72 min

Videodança

Direção: Jorge Alencar

Sinopse: Narrativa feita de diferentes episódios recheados de uma erótica pornochanchesca, delírios musicais e absurdo.

- Debate com Paulo Petronilio e Benedito Ferreira

Mediação: Anna Behatriz Azevêdo

27 de abril – Segunda

19 horas ::: Programa Corpo Negro na Dança

- Esse Amor que nos consome

Brasil, 2012, 72 min

Ficção

Direção: Allan Ribeiro

Sinopse: Mistura de ficção e documentário sobre o coreógrafo brasileiro Rubens Barbot, o diretor argentino Gatto Larsen e os integrantes do mais antigo grupo afro brasileiro de dança contemporânea.

- A Batalha do Passinho

Brasil, 2013, 75 min

Documentário

Direção: Emílio Domingos

Sinopse: Documentário que acompanha de perto e mostra de dentro do movimento esse fenômeno surgido nas favelas cariocas – uma nova forma de dançar o funk que vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro.

- Debate com Luciana Caetano e Rafael Guarato

Mais informações: (62) 3201-9857