Estudantes reclamam do Passe Livre

Data: 15/04/2015

Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://www.ohoje.com.br/cidades/estudantes-reclamam-do-passe-livre/

Conselho Estadual da Juventude denuncia atraso para receber o benefício. Governo informa que o pagamento será efetuado hoje

QUARTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2015

Nathan Sampaio

Menos de dois meses após o período de cadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE) fornecido pelo Estado, e o serviço já apresenta falhas. A maioria dos beneficiados não recebe no início do mês como garante o Conselho Estadual da Juventude de Goiás (Conjuve), outros recebem um valor menor do que o previsto, que é de até 48 viagens, cerca de R$ 158 reais.

A estudante de Engenharia de Alimentos da UFG, Mariana Silva Araújo, de 18 anos, recebeu os créditos corretamente apenas no primeiro mês, em fevereiro. “Logo após, recebi apenas 20 reais (cerca de apenas seis viagens), agora, em abril, não recebi ainda e já estamos quase na segunda quinzena”, conta a jovem.

Outra estudante que passa por problemas com o benefício do Passe Livre é a acadêmica do curso de Jornalismo da UFG, Larissa Artiaga. “Depois do recadastramento deste ano a previsão de recebimento do crédito era para o sexto dia do mês. Já é dia 14 e nada. Além disso, com a passagem custando mais de três reais, fica muito caro desembolsar as viagens”, explica Larissa.

Grupos em redes sociais, como o da Universidade Federal de Goiás (UFG), registram dezenas de mensagens de acadêmicos pedindo informações aos seus colegas sobre o recebimento do PLE ou o se valor recebido por eles é o mesmo. A maioria das respostas é negativa, como mostra a imagem.

Segundo informações disponibilizadas pelo site do Conjuve, o Programa Passe Livre Estudantil assegura a 51 mil estudantes, em Goiânia e na Região Metropolitana – num total de 18 municípios, duas viagens gratuitas via transporte coletivo, por dia, para ir e voltar da instituição de ensino, podendo ser contemplado com até 48 viagens mensais, que serão fornecidas de acordo com os dias letivos de cada instituição de ensino.

Motivo do Atraso

A Secretaria do Transporte Público (Setransp) informou que apenas executa o que o governo determina. Procurada pelo Hoje, a resposta da assessoria da Secretaria de Estado de Governo foi que “somente ontem a Secretária da Fazenda do Estado liberou o pagamento e que, provavelmente hoje, os estudantes receberão o benefício”.

Sobre os valores errados a assessoria disse que o proveito das passagens não é cumulativo, ou seja, quem não usa o valor recebido em um mês receberá, no mês seguinte, apenas a quantia que falta para completar as 48 viagens.

Se, mesmo assim, o beneficiado não receber o Passe Livre, o Conjuve indica escanear o recibo de entrega de documentos, anotar o nome do beneficiado, o número do CPF e enviar para o e-mail (passelivre@juventude.go.gov.br). Será realizada uma análise do cadastro e, sendo aprovado, o benefício será concedido.

Protestos

Em fevereiro, após o anúncio do reajuste da tarifa feito pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), que alterou o valor de R$ 2,80 para R$ 3,30, surgiram alguns protestos. O motivo, além do preço da passagem, com a CMTC alegando que o governo não cumpriu com o acordo acertado no ano passado de pagar a metade dos custos das passagens gratuitas, era o risco do PLE ser cancelado.