Convênio garante apoio técnico

Data: 23/04/2015

Veículo: Diário de Aparecida

Link direto para a notícia: http://www.diariodeaparecida.jor.br/convenio-garante-apoio-tecnico/

O prefeito Maguito Vilela e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Orlando Afonso Valle do Amaral, assinaram na tarde de ontem convênio entre a prefeitura e a universidade para execução do projeto de extensão “Catadores Solidários – Cata Sol”. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas, e o secretário de Governo, Euler de Morais, também participaram da reunião e da assinatura do convênio.

O projeto fomentará empreendimentos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis nas regiões metropolitanas de Goiânia, APA João Leite e municípios integrantes do Projeto Ser Natureza, do Ministério Público de Goiás. O convênio entre a prefeitura e a universidade terá duração de três anos. O projeto extensão “Catadores Solidários – Cata Sol” irá formar, incubar e prestar assessoria técnica para 800 catadores.

“Com o fechamento do Aterro Sanitário do município, as famílias de catadores que viviam às margens do local foram transferidas para a cooperativa e Galpão de Triagem. E agora com esse convênio poderemos melhorar o atendimento e a qualidade de vida desses catadores, que sobrevivem dos materiais recicláveis recolhidos pela prefeitura e encaminhados à cooperativa”, destacou o prefeito.

Aterro

O secretário Rodrigo Caldas lembrou que Aparecida foi uma das poucas cidades brasileiras a cumprir a rigorosa Lei Federal dos Resíduos Sólidos, que determina a extinção dos lixões. “Graças ao apoio do prefeito Maguito Vilela e ao trabalho da equipe da Diretoria de Resíduos Sólidos, coordenado pela Márcia Nayane, Aparecida se tornou modelo pelas boas práticas no tratamento dos resíduos sólidos”, comemora.

No início de 2014, a gestão enfrentou de frente a invasão ao Aterro Sanitário. Com o apoio da Guarda Civil Municipal e a compreensão dos líderes das cooperativas, desde 10 de janeiro de 2014 ninguém mais entra no aterro para retirar o lixo antes de este ser aterrado.

“Atualmente existem duas cooperativas no município, a Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (Coocap) e a Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (Coorfap). O programa de coleta seletiva possui parcerias com ONGs e empresas que desenvolvem projetos sociais. As parcerias possibilitarão também palestras educativas e demais projetos juntamente com a universidade”, sublinhou Márcia Nayane, diretora de Resíduos Sólidos de Aparecida.