Sistema de cotas será implantado para pós-graduação na UFG

Data: 27 de abril de 2015

Fonte: Diário de Goiás

Link da matéria: http://diariodegoias.com.br/editorias/cidades/14360-sistema-de-cotas-sera-implantado-para-pos-graduacao-na-ufg

Sistema de cotas será implantado para pós-graduação na UFGA Universidade Federal de Goiás é a primeira instituição do país a implementar o sistema de cotas raciais e ações afirmativas para o ingresso em cursos de mestrado e doutorado. De acordo com aresolução, serão reservadas 20% das vagas oferecidas para pretos, pardos e indígenas.

As coordenações dos programas de pós-graduação terão liberdade para definir critérios específicos para o ingresso dos estudantes, além de estipular atividades complementares para aumentar ao máximo as possibilidades de permanência desses estudantes, com acompanhamento contínuo das atividades nos programas.

A resolução que estabelece a adoção de cotas foi aprovada na última sexta-feira (24), pelo Conselho Universitário da UFG.

Desde de 2008, a UFG adota ações afirmativas, no âmbito da graduação, com o objetivo de reparar ou compensar desigualdades sociais e preconceitos ou discriminações. A UFG entende a adoção do sistema de cotas como princípio constitucional.