UFG APRESENTA À CGE E AGETOP RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS RODOVIAS GOIANAS

Data: 05 de maio de 2015

Veículo: Portal Controladoria de Goiás

Link direto para a notícia: http://www.controladoria.go.gov.br/cge/ufg-apresenta-a-cge-e-agetop-relatorio-tecnico-de-avaliacao-das-rodovias-goianas/

O relatório técnico de avaliações realizado pela Universidade Federal de Goiás , mediante convênio firmado pela Controladoria Geral do Estado com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), sobre a qualidade das rodovias reconstruídas pelo Estado foi apresentado aos técnicos da Controladoria e da Agência Goiana de Transportes e Obras durante reunião de trabalho realizada na quinta-feira (30/4), na sede da Agência. A avaliação realizada por alunos de mestrado da Escola de Engenharia da UFG é relativa à segunda fase do convênio executada no período 2013/2014.

Na abertura dos trabalhos, o secretário-chefe da CGE, Adauto Barbosa Júnior, observou que o objetivo de convênio é justamente aproveitar o conhecimento científico da academia para ampliar a melhoria da qualidade das obras rodoviárias realizados no Estado, além de estimular a pesquisa e proporcionar a adoção de novas tecnologias capazes de gerar economia para o governo estadual. O encontro reuniu todos os técnicos da Gerência de Auditoria de Infraestrutura da CGE, técnicos das áreas de projetos e de fiscalização da Agetop e mestrandos da Escola de Engenharia responsáveis pelos trabalhos no campo e ensaios em laboratórios.

Melhorias

De acordo com a coordenadora de Mestrado da Escola de Engenharia e gestora do convênio CGE/UFG, professora Lilian Ribeiro de Rezende, nesta fase do convênio, os acadêmicos concentram as análises na avaliação dos materiais utilizados nas rodovias e nas tecnologias utilizadas pelas empresas construtoras em trechos reconstruídos, o que foi feito por amostragem. Foram avaliados trechos das rodovias GO-215 (Edeia/Edealina); GO-156 (BR-060/Palmeiras); GO-147 (trecho GO-020/Piracanjuba e GO-413 (trecho Varjão/BR-060).

A professora Lilian elencou alguns aspectos relevantes que precisam ser observadas na execução de novos projetos rodoviários, para assegurar melhor qualidade aos pavimentos realizados pelo Estado. Os pontos mais relevantes são: realizar estudos e exercer maior controle sobre os materiais reciclados em campo; exercer maior controle da profundidade da base reciclada; exercer maior controle em relação à compactação, com observância da quebra dos materiais e perda de resistência; definir com maior precisão nos novos projetos rodoviários o teor de brita a ser incorporado; comparar dados de laboratório com dados de campo; conhecer melhor o tráfego da via e realizar avaliações funcional e estrutural das vias ao longo do tempo.

Ao final do encontro, o gerente de Planejamento de Obras Rodoviárias, da Agetop, Henrique Penna, disse que o trabalho realizado pela equipe da UFG se destaca pelo aspecto técnico e vai contribuir muito para a melhoria da qualidade das obras rodoviárias da Agência. Ele enfatizou que ainda existem pontos importantes que precisam ser pesquisados e outras tecnologias a serem introduzidas, dentre elas a melhoria da qualidade da massa asfáltica produzida em Goiás. Ele também anunciou que, por sugestão da Controladoria e com base nos estudos feitos pela UFG, as equipes da Agetop já estão aperfeiçoando os trabalhos, especialmente na elaboração dos projetos, mas também na fiscalização das empresas que executam obras para a Agência. Opinião semelhante foi manifestada pelo chefe do Núcleo de Estudos e Projetos de Obras Rodoviárias, Antônio Wilson Porto.