Veja Goiânia como você nunca viu

Data: 07 de maio de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/centro-na-estreia-1.844672

O POPULAR estreia hoje a série jornalística on-line #aproveiteacidade.

Paula Falcão: jornalista idealizou série que estreia hoje

Você já parou para observar a cidade em que vive? A correria quase sempre massacra o olhar para alguns dos cantos mais interessantes dela. É propondo uma observação mais atenta sobre o espaço urbano que o POPULAR estreia hoje a série jornalística on-line #aproveiteacidade. Em vídeo-reportagens de curta duração, leitores navegantes serão instigados a lançar novos olhares para a cidade.

Idealizadora e produtora da série – que na primeira temporada foca a capital, Goiânia –, a repórter Paula Falcão explica que o projeto visa fugir do tripé do lazer cinema-shopping-bar. “Há opções de lazer incomuns e oferecemos uma nova visão”, diz. O objetivo, segundo ela, é ainda renovar a maneira de observar até os pontos mais famosos da paisagem urbana.

Ao todo a série terá quatro episódios, publicados sempre às quintas-feiras no site do jornal – www.opopular.com.br – e no Facebook – www.popface.com.br. Os vídeos têm no máximo um minuto e meio de duração e linguagem de videoblog, o vlog. “É a primeira vez que o POPULAR apresenta uma série neste formato. O projeto destaca o olhar de personagens e da reportagem sobre a cidade, com uma linguagem simples”, especifica.

Hashtag

A série #aproveiteacidade, que no Facebook poderá ser encontrada na hashtag de mesmo nome, é o desdobramento do trabalho que Paula iniciou em curso on-line de Jornalismo Mobile, voltado para produção de conteúdo de plataforma móveis. Oferecido no final do ano passado pelo Centro Knight da Universidade do Texas (EUA) e a Associação Nacional dos Jornais do Brasil, com apoio do Google, o curso atingiu cerca de 3 mil jornalistas do País.

Ao final, os participantes foram convidados a apresentar trabalho final, gravado e editado em smathphone e compartilhado em redes sociais. No caso da repórter do POPULAR, os vídeos foram disponibilizados via YouTube e WhatsApp. Formada em Jornalismo pela UFG, aos 25 anos Paula Falcão foi uma dos seis selecionados, de um total de 75 trabalhos, para participar em abril do Simpósio Internacional de Jornalismo Online, em Austin, onde fica a universidade texana.