Abrascão 2015 terá ‘Máscaras Indígenas’ em exposição

Data: 17 de abril de 2015

Fonte/Veículo: Abrasco

Link direto para a notícia: http://www.abrasco.org.br/site/2015/04/abrascao-2015-tera-mascaras-indigenas-em-exposicao/

Para pontuar a semana do Dia do Índio, a Abrasco divulga como estão os preparativos para o lançamento da Exposição ‘Máscaras Indígenas’

Índio Ticuna durante ritual, Belém do Solimões, Terra Indígena Évare I, Amazonas - Foto Frei Arsênio Sampalmieri, 1979

<>

Numa parceria do Grupo Temático de Saúde Indígena da Abrasco, Museu do Índio e Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia terá a oportunidade de conhecer melhor o universo das máscaras indígenas do Cerrado e fotografias do cotidiano Xavante, numa programação do Abrascão 2015 que vai ultrapassar os limites do Campus Samambaia da UFG. Serão duas exposições simultâneas que ficaram abertas ao público em geral, de 14 de julho a 14 de agosto, no Centro de Cultura (Máscaras indígenas do Cerrado) e no Museu Antropológico da Universidade (Mostra de fotografias do cotidiano Xavante).

Como curador da exposição fotográfica está o professor James Welch – integrante do GT Saúde Indígena e Pesquisador de Saúde, Epidemiologia e Antropologia dos Povos Indígenas na Escola Nacional de Saúde Pública. ‘James coordena um projeto muito interessante nas comunidades Xavante, que envolve a participação de jovens pesquisadores e fotodocumentaristas indígenas visando o resgate de tradições culturais, principalmente aquelas relacionadas à alimentação e saúde’ explica Carlos Coimbra – coordenador do GT Saúde Indígena.

O presidente do Abrascão 2015, professor Elias Rassi adiantou que haverá participação de alunos dos cursos de Museologia, Artes, Educação intercultural e/ou indígenas de outros cursos – em todo o processo de criação e execução da exposição. Está sendo acordado ainda que, após a exposição, algumas peças possam ser doadas ao Museu Antropológico por parte do Museu do Índio, como informou o diretor José Carlos Levinho.

Indígenas nas estatísticas nacionais de saúde

No dia 8 de abril, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debateu o tema ‘Indígenas nas estatísticas nacionais de saúde’. A atividade teve como convidados os pesquisadores da Escola Andrey Moreira Cardoso e Carlos Coimbra Jr. e a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira. Leia aqui a reportagem ‘Indígenas: censos aprimoram descrição da população e expõem desafios’ publicada pelo Informe ENSP - boletim eletrônico diário da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Assista a exposição do professor Carlos Coimbra – coordenador do GT Saúde Indígena da Abrasco: