Feira Agro Centro-Oeste reúne produtores familiares brasileiros em Goiânia

Data: 13 de maio de 2015

Fonte/Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://aredacao.com.br/noticias/57750/feira-agro-centro-oeste-reune-produtores-familiares-brasileiros-em-goiania

Evento segue até o próximo sábado (16/5)

Feira Agro Centro-Oeste reúne produtores familiares brasileiros em Goiânia (Foto: divulgação)

A Redação

Goiânia - A Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2015 teve início nesta quarta-feira (13/5), no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento chega a sua 13ª neste ano e é coordenado pela universidade, em parceira com instituições ligadas ao segmento. Durante os quatro dias da Feira, cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo local, entre pesquisadores, estudantes e agricultores familiares.

A abertura oficial da do evento reuniu centenas de pessoas e contou com a presença de autoridades parceiras, que falaram sobre os desafios da agricultura e destacaram a importância da iniciativa. O reitor da UFG, Orlando Amaral, foi um dos que discursou.

Orlando destacou a importância da agricultura familiar no país. Hoje, o setor é responsável por 70% de toda a produção de alimentos. Para o reitor, o segmento cumpre um papel estratégico no país e a UFG tem a oportunidade de estreitar seus vínculos com a sociedade através da Feira.

"A convivência com os agricultores e com os parceiros nos permite aprender e alimentar nossos programas de pesquisa e extensão", afirmou. O coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetaeg), Antônio Chagas, diz que vê na Agro Centro-Oeste uma oportunidade. "A agricultura familiar é a saída para mudar nosso modelo de produção", ressaltou.

A Feira segue até o próximo sábado (16/5), com estandes ofertando uma série de produtos - desde mel e polvilho até artesanato, franco caipira, queijo, frutas e verduras. Participam expositores de cooperativas e assentamentos de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.

Também estão incluídos na programação seminários, apresentação de tecnologias de segmento, mesas-redondas, campanha de vacinação, oficinas, cozinha experimental e mostra cultural.