UFG – Projeto propõe apoio e orientação ao aluno com altas habilidades

Data: 01 de junho de 2015

Fonte/Veículo: Andifes

Link direto para a notícia: http://www.andifes.org.br/?p=39764

Postado em segunda-feira, 1 de junho , 2015

Iniciativa desenvolvida no Cepae da UFG oferece atendimento especial e contribui para inclusão de alunos com capacidade acima da média

Alunos com capacidade acima da média precisam de orientação e acompanhamento especiais, garantidos por lei. Na área de educação especial, considera-se que 8% a 10% da população escolar esteja dentro das características consideradas como altas habilidades/superdotação.

Muitas vezes a alta habilidade em determinada área pode significar dificuldades em outras. Além disso, por pensar e sentir de forma diferente, essas pessoas podem ter dificuldades de socialização e se sentirem deslocados e incompreendidos. Atento a essa realidade, o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) criou o Programa Alfa Azul, projeto de extensão que oferece ambiente suportivo, carinho e atenção a esses alunos.

Talento pode se tornar problema

Coordenador do projeto, o professor Wanderley Alves dos Santos, acredita que ações como essa previnem e redirecionam as dificuldades de forma positiva. Ele explica que, muitas vezes, por não se sentirem incluídos, esses alunos acabam se isolando e têm maior tendência a se envolver com álcool e drogas. “Se não acompanhado e incentivado, o talento pode se tornar um problema para a sociedade”, afirma o professor.

Dentro do programa os alunos são observados de perto e, os identificados como acima da média em alguma área, participam de atividades de apoio, como monitoria, atividades extras e oficinas especiais organizadas para atender os interessados. Os pais também são contatados e recebem orientação para trabalharem como aliados do professor.

Wanderley destaca que as meninas apresentam ainda mais barreiras que os meninos, por conta do machismo ainda predominante que faz com que, muitas vezes, elas se anulem e escondam seu talento. Por isso, o professor dedica várias de suas pesquisas especialmente a elas.

Assunto: Programa Alfa Azul – apoio a alunos com altas habilidades

Local: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG)

Contato: Assessoria de Comunicação da UFG (Ascom/UFG) – 3521 1311