Audiência pública discute segurança hídrica

Dia: 01 de junho de 2015

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/audiencia-publica-discute-seguranca-hidrica/ 

 

Data de publicação: 1 de junho de 2015 - 12:52

Em mais uma ação da Semana Mundial do Meio Ambiente foi realizada nesta segunda-feira, dia 1º, uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Em pauta, a disponibilidade e a segurança hídrica em Goiás. A audiência reuniu representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Secima), da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e dos setores acadêmico, agropecuário e industrial, entre outros. O gerente de Planejamento e de Gestão de Recursos Hídricos da Secima, João Ricardo Raiser, apresentou as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos e o que está sendo feito em Goiás. Ele destacou a importância de  implantar instrumentos de gestão previstos na política para o setor, no que tange à cobrança pelo uso de recursos hídricos, controle e planejamento.

A superintendente estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jacqueline Vieira, defendeu a preservação dos ativos ambientais (água, solo, clima e biodiversidade) para garantir a produção de alimentos e o desenvolvimento econômico estadual. Disse ainda que o Plano Estadual de Recursos Hídricos deve ficar pronto este ano, e que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) também será uma importante ferramenta de preservação do Cerrado. “Todos os setores sociais, públicos e privados, têm que entrar de cabeça na defesa do Cerrado e das riquezas naturais se quisermos manter um índice de desenvolvimento que melhore a vida da população”, conclui.

A Semana do Meio Ambiente contará ainda com diversas palestras e debates sobre as principais questões que envolvem a agenda ambiental, além da assinatura de um convênio com a UFG para ampliar as pesquisas na área e ações de educação ambiental. No último domingo, dia 31 de maio, a Secima apoiou e participou da Meia Maratona Ecológica Parque, distribuindo mudas de plantas nativas do Cerrado.