Líder estudantil diz que acesso a Goiânia é fácil

Data: 03 de junho de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/l%C3%ADder-estudantil-diz-que-acesso-a-goi%C3%A2nia-%C3%A9-f%C3%A1cil-1.866407

03/06/2015 05:00

Na avaliação do presidente do PCdoB em Goiânia, Bruno Pena, que também prestigiou o evento no Palácio das Esmeraldas, apesar do histórico de luta, a UNE existe até hoje também por conta de uma flexibilização da postura. “A gente faz o debate político criticando atitudes das quais discordamos e elogiando aquelas que achamos corretas. O apoio ao congresso da UNE é uma das atitudes que concordamos.”

O apoio do governo não é novo. Este já é o sete Conune realizados em Goiânia. Questionada sobre as escolhas sucessivas da cidade para a realização do evento, a presidente Virgínia Barros a atribuiu a decisão à localização privilegiada da capital, o que facilita a vinda dos estudantes de todos os Estados. “Goiânia também participa de forma marcante do movimento estudantil brasileiro, com ex-presidentes goianos participantes de momentos decisivos da UNE. Essa trajetória gabarita o Estado na luta social”, afirmou.

A UNE e o governo afirmam que não há, este ano, repasse de recursos em dinheiro, apenas ações de apoio estrutural, com a liberação de espaços (escolas e ginásio) e serviços (segurança e ambulância). “O governo é um dos apoiadores, assim como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a prefeitura e diversas instituições”, disse a presidente Virgínia Barros.