Uma vergonha em cada esquina

Data: 03 de junho de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/uma-vergonha-em-cada-esquina-1.866469 

 

Ruas do Setor Gentil Meirelles foram batizadas com nomes de artistas famosos. O problema é que muitos estão errados

03/06/2015 05:01

Pedro Nunes

Não é pelo fato de estarem apagadas ou caídas. Ou até mesmo por não estarem presentes em cada esquina. O que chama a atenção nas placas do Setor Gentil Meirelles, em Goiânia, são os nomes. Várias homenagens foram feitas a artistas mundialmente famosos, inclusive a brasileiros que conquistaram o mundo das artes. A iniciativa poderia ser considerada positiva, caso vários nomes não estivessem errados. E a confusão não se resume aos nomes das ruas. No próprio site da Prefeitura o setor é grafado de duas maneiras diferentes: Gentil Meireles e Gentil Meirelles .

Um dos erros mais graves e mais cômicos é o do artista Jean Honoré Fragonard. A Alameda em homenagem a ele no setor tem o nome Frangonard. As placas, na maioria das vezes, passam despercebidas até mesmo pelos próprios moradores. “Você passa rápido e nem vê. Agora, se fosse em minha homenagem e colocasse meu nome errado, eu ficaria bravo demais”, comentou o comerciante Sivaldo Ramos.

Já o funcionário público Rogério Ribeiro, de 45 anos, não aceitou o erro. “Mudei para o setor em 2008. Logo que cheguei percebi o nome errado. Na minha rua está escrito El Grego e o correto é El Greco. É um absurdo”. Rogério conta que em várias outras os nomes também estão errados.

O professor e especialista em artes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wolney Unes, explicou que mesmo em casos mais simples os erros são inaceitáveis. Um exemplo é a Rua Boticelli. O correto é Botticelli. “É um erro grotesco. Não convém mudar o sobrenome dos artistas, até mesmo porque não existe a possibilidade de variação de ortografia”.

O POPULAR entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semdus), mas o órgão não se manifestou.