Da mesa do editor

Data: 05 de junho de 2015

Fonte/Veículo: Portal DBO

Link direto para a notícia: http://www.portaldbo.com.br/Rev-Agro-DBO/Conteudo/Geral/12690_Da-mesa-do-editor 

 

Bom dia! Estas são as notícias do agronegócio desta sexta-feira, dia do Meio Ambiente

Sérgio de Oliveira

 

Realidade

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás vão fazer um levantamento das áreas de pastagem brasileiras e contabilizar aquelas em algum estágio de degradação.  Estima-se que o país tenha 168 milhões de hectares de pastagens – e as áreas degradadas fiquem entre 20 milhões e 50 milhões de hectares. Até outubro de 2016 pretendem disponibilizar os dados corretos em um portal, listando aquelas áreas passíveis de conversão para a agricultura. (Valor Econômico)

 

Matopiba

A Bahia Farm Show, que segue até amanhã (6) em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do Estado, , apresenta aos visitantes  mais de 600 marcas de máquinas, implementos agrícolas, caminhões e equipamentos que facilitam o dia a dia no campo. Considerada a maior vitrine agrícola do Norte/Nordeste, a feira aposta na força da última fronteira agrícola do Brasil – o Matopiba - para a consolidação de bons negócios. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, deve visitar a feira nesta sexta. (Aiba)

 

Em queda

A exportação de carne de frango pelo Brasil  caiu 7,1% em maio, em comparação com o mesmo período de 2014. Segundo levantamento da ABPA, foram exportados 329,2 mil toneladas de cortes de frango no mês passado. (Valor Econômico)

 

Florestas

O Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) 2016 indica as florestas públicas que estão habilitadas para a concessão florestal. Conforme o documento, dos 222 milhões de hectares de florestas públicas federais, cerca de 2,1 milhões estarão aptos para a concessão no próximo ano, o que, retiradas as áreas protegidas por lei, poderá levar a 1,3 milhão de hectares disponíveis para o manejo florestal sustentável.

 

Recuo

O investimento em infraestrutura deve recuar neste ano para 1,75% do PIB, o menor nível desde 2003. No ano passado já havia caído 0,11% em relação a 2013, para 1,98% do PIB. (Valor Econômico)

 

Meio ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado no dia 5 de junho. De lá até hoje, infelizmente, a situação só piorou, apesar dos esforços de entidades e governos e do aumento da conscientização mundial. Modelos econômicos predatórios e a desigualdade social continuam sendo os principais  entraves à conservação. (Da redação)

Fonte: Portal DBO