Goiás Sem Fronteiras vai selecionar estudantes no 2º semestre

Data: 11 de junho de 2015

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://www.aredacao.com.br/noticias/58812/goias-sem-fronteiras-vai-selecionar-estudantes-no-2-semestre

Programa patrocina os estudos no exterior

Goiânia - A formatação de um programa que consiste em patrocinar o intercâmbio de estudantes de Goiás com instituições de ensino de outros países foi pauta de reunião realizada pelo secretário de Governo, Henrique Tibúrcio, na quarta-feira (10/6), entre o chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Mauro Faiad; e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), Maria Zaíra Turchi.

O programa Goiás Sem Fronteiras consiste em patrocinar o intercâmbio de estudantes de Goiás com instituições de ensino de outros países. “O projeto visa proporcionar a alunos de graduação e pós-graduação, além do Ensino Médio, a oportunidade de fazer um intercâmbio com universidades que são referência no mundo em áreas que são estratégicas para o Governo de Goiás”, explica Henrique Tibúrcio.

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) será a gestora do programa Goiás Sem Fronteiras, que será viabilizado por meio de parceria com a SED, Fapeg e o Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais. “Com o início efetivo do programa, o governador Marconi Perillo demonstra que está sintonizado com as demandas da educação goiana”, diz Haroldo Reimer. Para o reitor PUC, Wolmir Amado, “esta é uma reunião histórica, que terá reflexos em muitos anos. Fico feliz de participar desse projeto. Goiás será precursor e será, certamente, seguido por outros estados em seguida."

A minuta do projeto que cria o programa Goiás Sem Fronteiras está sendo elaborada para posteriormente ser enviada à Assembleia Legislativa e, após a aprovação, receber a autorização do governador Marconi Perillo para, através de um decreto, criar o programa. “Esse é um programa muito ambicioso, de cunho social e, claro, estratégico para Goiás. O governador Marconi Perillo quer oportunizar que jovens goianos tenham essa experiência no exterior e tragam mais conhecimento para o nosso Estado”, pontuou Tibúrcio.

A meta do Governo do Estado é dar agilidade ao processo burocrático para que no segundo semestre seja feita a seleção dos estudantes que serão beneficiados. “Até o final do mês já teremos o esqueleto do programa montado, que será apresentado ao governador, para que no início de setembro a primeira turma de estudantes já esteja embarcando para essas universidades”, destacou Tibúrcio.

Participaram também da reunião o vice-reitor da UFG, Manoel Chaves; o reitor da UEG, Haroldo Reimer; o reitor da PUC Goiás, Wolmir Therezio Amado; e o superintendente da Juventude da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Leonardo Felipe, além dos assessores de Relações Internacionais Ofir Bergernann de Aguiar (UFG), Hebert Melo (UEG) e Paulo José Gonzaga (PUC Goiás). “É um projeto importantíssimo para o desenvolvimento do Estado. Vamos nos empenhar para alcançar o maior número de áreas de atuação possível”, disse Maria Zaíra.