Com cara de Goiás

Data: 14 de junho de 2015

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/com-a-cara-degoi%C3%A1s-1.873882

Moderno e ancestral na cultura goiana são inspiração para a coleção criada pelo coletivo Casulo

A arquitetura do Grande Hotel, os grafites em vários pontos da cidade, o brilho do ouro buscado pelos colonizadores europeus, o colorido das festas religiosas e a diversidade étnica. Conjugar todos esses elementos que fazem parte da cultura goiana, bem como o contemporâneo e o cosmopolita, é o desafio que os jovens designers do Casulo Moda Coletiva se propuseram no projeto Cria Casulo, tema da exposição que será aberta amanhã, na Vila Cultural Cora Coralina.

Inspirada no Manual de Iconografia de Goiás, que o Sebrae Goiás lançou em 2011, a coleção é resultado do trabalho dos estilistas das três marcas que compõem o Casulo – Novelo, Salamandra de Fogo e Roch Design. O trabalho conta ainda com a participação de acadêmicos dos cursos de moda da UFG, UEG e Universo, que têm se destacado na cena do design goiano pela proposta autoral e criativa, mas sem abrir mão da viabilidade econômica. O projeto, que teve patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Estado de Goiás, venceu na categoria moda o Prêmio Nacional Brasil Criativo (Ministério da Cultura).

Criado há cinco anos, o coletivo já havia lançado três coleções quando o projeto nasceu, no início do ano passado. “Pesquisamos muito e chegamos ao livro do Sebrae, onde encontramos o macrotema da iconografia goiana. A partir daí, cada marca deu a sua cara, mantendo a sua imagem de moda e ao mesmo tempo integrando a essa proposta maior. Estamos felizes porque, mesmo com um mix de produtos diferentes, há uma unidade entre as coleções”, comemora Maiene Horbylon, coordenadora do projeto.

Cada estúdio vai expor 20 peças, entre roupas e acessórios. Na mostra, que prossegue até o dia 22, também vão estar expostos livros de desenho com os croquis dos estilistas e amostras das pesquisas com tecidos e modelagens. Uma exposição fotográfica virtual também estará disponível no site do coletivo. “A ideia é compartilhar com o público a experiência de que há outras formas e possibilidades de criação e produção”, afirma Maiene. Cerca de 30 pessoas, entre estilistas, fotógrafos, jornalistas, maquiadores, modelistas, modelos, costureiras e arquitetos, trabalharam no projeto Cria Casulo.

 

Exposição: Coleção Cria Casulo – Iconografia Goiana

Data: Lançamento amanhã, às 20 horas. Exposição de 16 a 22, das 9 às 17 horas

Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23, Centro. Acesso pelas escadarias atrás do Teatro Goiânia

Entrada franca