Índice de Desigualdade Socioeducacional do Tocantins é apresentado a técnicos da Seduc

Data: 12 de junho de 2015

Veículo: Portal Conexão Tocantins

Link direto para a notícia: http://conexaoto.com.br/2015/06/12/ndice-de-desigualdade-socioeducacional-do-tocantins-e-apresentado-a-tecnicos-da-seduc

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (Nupec), da Universidade Federal de Goiás (UFG) visitou, na tarde desta sexta­feira, 12, a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para conhecer um pouco da realidade socioeducacional do Tocantins. Na ocasião, o secretário Adão Francisco de Oliveira falou sobre o Mapa da Desigualdade Socioeducacional, fruto de uma intensa pesquisa sobre a realidade da educação no Estado. Posteriormente, durante reunião com equipes técnicas da Seduc, o gestor apresentou o mapeamento e os índices gerados a partir do Mapa.

De acordo com o secretário, através do mapeamento, foi possível elaborar o Índice de Desigualdade Socioeducacional (Idsed) do Estado. Sob a ótica de quatro vertentes com valores distintos na pesquisa, foi possível mensurar as desigualdades que permeiam a realidade da educação no Estado. “Nós temos o foco socioeconômico, que tem peso 4 no índice; o sociocultural, com peso 3; a infraestrutura escolar, com peso 2 e a escolarização da população, com peso 1” , explicou.

A partir desta base de cálculo, elaborada com o auxílio de um estatístico, foi possível traçar o panorama das desigualdades socioeducacionais tocantinenses. Conforme o estudo, a região com maior índice de desigualdade é a do Jalapão. A menos desigual, por outro lado, é a de Gurupi ,no sul do Estado. “A surpresa foi na segunda mais desigual, que imaginávamos que seria a do Rio Formoso mas, pelo índice, foi a do Bico do Papagaio” , disse Adão Francisco.

De acordo com o secretário, o elevado índice no extremo norte tocantinense pode ser explicado levando em consideração as populações residentes. “Lá temos prioritariamente populações camponesas, extrativistas, ribeirinhos e indígenas” , completou.

Com o estudo será possível, conforme o secretário, mapear a situação da educação e traçar políticas públicas efetivas para o combate às desigualdades. “O mais importante é que o índice pode ser aplicado em todo o Brasil, vamos poder aplicá­lo por escola, por município, por microrregião, por Estado” , pontuou.

Nupec

Na ocasião, um grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Cidade (Nupec), da Universidade Federal de Goiás (UFG) esteve na Seduc e conheceu um pouco do Mapa das Desigualdades Socioeducacionais. O grupo, formado por pesquisadores de diversas universidades, está no Tocantins para estudar o planejamento urbano de Palmas e para conhecer a história e a cultura do mais novo Estado do país.

“Nós estamos fazendo um estudo sobre cidades planejadas e a realidade dos moradores destas cidades. A distância que existe entre o planejamento da cidade e a percepção da população sobre este planejamento” , explicou o professor Vanilton Camilo de Souza, um dos coordenadores do grupo. (Ascom Seduc)