Bônus está fora dos planos

Data: 19 de junho de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/b%C3%B4nus-est%C3%A1-fora-dos-planos-1.878867

19/06/2015 05:00

“Não está nos planos da administração da Universidade a adoção de bônus na nota do Enem para estudantes do Estado de Goiás, nem na agenda de discussões. Esse percentual elevado (80%) mostra que os estudantes goianos estão conosco majoritariamente”, afirmou o reitor da UFG, Orlando Amaral em relação à ideia do “bônus” sobre a nota do Enem.

O pedido foi realizado pelo proprietário do Colégio WR, Rubens Ribeiro Guimarães, conhecido como Rubão, no dia 11 de junho. Em recente entrevista ao POPULAR, o empresário disse que seu pedido teve a intenção de atender “ao clamor da família goiana para que seus filhos permaneçam aqui, formem-se e possam servir ao seu próprio Estado.”

Houve, porém, questionamentos acerca do quantitativo de vagas para os cursos mais concorridos da instituição federal, como o de Medicina. A UFG, por sua vez, não soube precisar se para essas formações houve um recuo no quantitativo de alunos goianos. “Não temos uma série histórica que indique a queda. Nem mesmo um filtro específico para cada curso. Muito embora eu acredite que há variação de um curso para outro. É normal”, relatou o reitor.

Orlando acredita que, para esse tipo de demanda, a diferença entre goianos e “estrangeiros” está na média de 10%. “Acredito que seja algo nesse sentido ou um pouco mais que esse valor. Não creio que mesmo em cursos de alta concorrência esse percentual seja tão diferente”, disse. Ele reitera que “existe variação, inclusive, em regionais da UFG que chegam, no total, a uma média de 80%”.