Dono de escola alegou êxodo de goianos

Data: 25 de junho de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/dono-de-escola-alegou-%C3%AAxodo-de-goianos-1.883321

No dia 11 de junho, um dos sócios do Colégio WR, Rubens Ribeiro Guimarães, encaminhou uma carta à Universidade Federal de Goiás (UFG) pedindo que estudantes goianos tivessem 20% a mais na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para os cursos da instituição. A justificativa, segundo ele, é que isso evitaria a saída de estudantes para outros Estados, “preservando ele (o aluno) aqui, perto da mãe dele”.

A UFG negou o pedido. Em entrevista ao POPULAR no dia 19, o reitor Orlando Amaral afirmou que a filosofia da instituição é, justamente, a pluralidade. “É salutar que estudantes goianos convivam com estudantes de outras regiões. O ambiente universitário é plural e diversificado em vários aspectos, inclusive nesse. Os goianos competem, e muito bem, com outras regiões.”