Extensionista goiana defende educação ambiental

Data: 25 de junho de 2015

Fonte: Diário da Manhã

Link da matéria: http://www.dm.com.br/economia/2015/06/extensionista-goiana-defende-educacao-ambiental.html

Eloísa Pio de Santana participará em Gotemburgo, na Suécia, do Congresso Mundial de Educação Ambiental

A extensionista goiana Eloísa Pio de Santana participará, em Gotemburgo, na Suécia, do Congresso Mundial de Educação Ambiental, previsto para o período de 29 de junho a 2 de julho. Na oportunidade, Eloisa defenderá a questão ambiental voltada para a educação da família rural. No Brasil, a servidora da Emater já defendeu tese de doutorado em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O Weec (sigla em inglês) ocorre a cada dois anos e constitui ponto de encontro internacional para os que atuam com a educação para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. É graduada em Ciências Sociais pela UFG, pós-  graduada em Educação Ambiental pela UFG, Gestão de Pessoas pelo Instituto Cambury, mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Ambientais pela UFG.

Segundo ela, o trabalho tem como objetivo principal desenvolver um programa de educação ambiental em Goiás, inserido na política de assistência técnica e extensão rural, junto aos agricultores familiares, assentamentos rurais e comunidades tradicionais. “O trabalho, enquanto instrumento de fundamentação e conscientização, pretende mostrar que os órgãos que tratam da temática ambiental devem ser os precursores da preservação ambiental, oferecendo educação ambiental para a busca de melhores práticas e respeito ao meio ambiente”, ressalta. Essa condição se dará por meio da gestão compartilhada, ou seja, interação dos órgãos governamentais e não governamentais.

Rede de atores no processo

A meta é a busca de soluções para a problemática ambiental, “formando uma rede de atores na busca por objetivos comuns, descentralizando e democratizando ações tendo como princípio a participação e corresponsabilidade de todos, identificando, analisando e apontando os benefícios que uma educação ambiental compartilhada pode trazer para o Estado e para a própria comunidade rural”, sustenta.

Em sua opinião, é preciso levar em consideração os objetivos da educação ambiental da Carta de Belgrado. Além de conhecimento, segundo Eloísa, é importante ter habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas ambientais.

Às vésperas de viajar para a Europa, Eloísa Pio está irradiante. Entende que o congresso “permitirá contatos com pesquisadores do mundo todo, onde serão expostos trabalhos na área de educação ambiental e sustentabilidade que vão enriquecer meus conhecimentos e fortalecer a implementação da minha pesquisa no Brasil”.

Em 2013, apresentou um trabalho baseado no segundo capítulo da sua tese no World Environmental Education Congresso, realizado em Marrakesh, no Marrocos, com o título Modernização da Agricultura em Goiás e os Impactos Ambientais. No ano seguinte, apresentou outro trabalho no 5º Simbras (Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável), na Universidade de Viçosa, Minas Gerais. O título do trabalho: Educação Ambiental no Campo. Foi premiada com a Comenda da Ordem do Mérito Científico em Agricultura Sustentável.